Maior projeto cultural itinerante do Brasil chega a João Pessoa; confira a programação

    0

    Dando continuidade ao Eu Faço Cultura 2014, outras três cidades serão contempladas com o projeto. A primeira delas já tem local, data e hora marcados. Será em João Pessoa (PB), no dia 11 deste mês, das 9h às 19h30, na Rua Tabelião José Solto Lima. O público receberá apresentações de música e teatro, além de oficinas em seis modalidades: circo, percussão, artes plásticas, dança, fotografia e rua brincante. A programação especial conta com muita diversão, atividades culturais e vivências enriquecedoras. O acesso a todas as atrações é gratuito.

    “A nossa expectativa é de que as crianças tenham a oportunidade de conhecer as oficinas e também de levar uma opção de entretenimento para locais pouco convencionais para esse tipo de ação”, conta o diretor de Cultura da Fenae, Moacir Carneiro. Haverá entrega de certificados de participação e apostilas em todas as tendas onde serão realizadas as oficinas.

    Jogos e brincadeiras de rua tradicionais como pega-pega, dança das cadeiras, amarelinha, bambolê, elástico e pula corda também vão garantir a diversão da garotada. No palco, muita música. Quem se apresenta são as bandas Marambaia e Zé Filho e Banda. Entre as apresentações teatrais estão a Companhia Las Fenómenas, com a peça “Astras de Circo”, e a companhia local de teatro Palhaços Heróis. Uma festa para toda a família.

    Maior projeto cultural itinerante do Brasil chega a João Pessoa; confira a programação

    O Eu Faço Cultura é o resultado concreto da mobilização do Movimento Cultural do Pessoal da Caixa (MCPC), uma iniciativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e das Apcefs. No Brasil, é o maior projeto cultural financiado com recursos do IR de pessoa física. A Lei Rouanet prevê a destinação espontânea de até 6% do Imposto de Renda devido para projetos culturais. Essa é a base de funcionamento do MCPC, que já engajou mais de 30 mil dos empregados da Caixa. É com esses recursos do IR, mais o patrocínio da Caixa Seguros, que o EFC é realizado.

    “Por levar disciplinas culturais a milhares de cidadãos brasileiros, contribuindo para a cidadania e o desenvolvimento pessoal dos participantes, o Eu Faço Cultura é importantíssimo”, destaca Moacir Carneiro. Ele acrescenta: “Passamos por 13 cidades no ano passado, e a receptividade e a participação das pessoas foram excepcionais. São as doações dos empregados da Caixa que levam esse projeto cada vez mais longe e que o fazem cada vez mais bonito”.

    Ao longo dos nove anos de existência, o EFC já passou por mais de 70 cidades, com mais de 200 eventos realizados. Cerca de R$ 31 milhões foram arrecadados e investidos, beneficiando mais de 50 instituições e 600 mil pessoas. Os dados do Ministério da Cultura apontam que desde 2006, o MCPC foi responsável por um grande aumento no número de pessoas que contribuem com a cultura via Lei Rouanet no Brasil. Nesse período, as doações cresceram 366%.

    Maior projeto cultural itinerante do Brasil chega a João Pessoa; confira a programação

    Além de João Pessoa, o Eu Faço Cultura vai passar por mais duas localidades com o modelo de 2014: Estrutural (DF) e Salvador (BA). Em breve, será divulgada a programação do EFC 2015, cujo formato vai disponibilizar acesso gratuito a manifestações e bens culturais em todo o Brasil.

    EFC em João Pessoa

    Dentre as atrações musicais está Zé Filho e Banda, que sobem ao palco às 10h. Com repertório que destaca a cultura do nordeste brasileiro, o guitarrista Zé Filho, natural de Recife e que reside em João Pessoa, mostra que guitarra e música regional nordestina resultam numa fusão extraordinária. Ele apresenta trabalho autoral após ter passeado pelos mais diversos estilos musicais, do violão erudito ao rock, blues, MPB e jazz.

    Às 11h30, começa a apresentação teatral do grupo local Palhaços Heróis, destinada a todas as idades. O projeto “Os Palhaços Heróis em Palhaçadas e Brincadeiras” fala de brincadeiras e brinquedos populares, muitos desconhecidos pela geração atual, como pião, carro de madeira, boneca de pano, peteca, bolas de sabão com folha de mamão.

    Maior projeto cultural itinerante do Brasil chega a João Pessoa; confira a programação

    Às 16h, quem se apresenta é a banda Marambaia, que toca música instrumental mesclando influências musicais, construindo uma sonoridade particular no repertório apresentado. Formado por Marcus Magalhães (bandolim), Léo Barbosa (percussão), Celio Maciel (bateria), e Marcus Moraes (violão), o grupo já viajou o Brasil e passou por algumas cidades fora do país mostrando um pouco da sua marcante sonoridade.

    Às 17h, a risada estará garantida com o grupo de teatro Las Fenómenas, com a peça “Astras de Circo”, um espetáculo de palhaçaria clássica em que Macarroa e Zulpeta, com a ajuda do público, realizam mágicas, danças malabarísticas e outras atrações excêntricas.

    Quer saber mais sobre as oficinas?

    Circo: É composta por aquecimento, acrobacias de solo, malabarismo com claves, bolinhas, pratos giratórios, arcos e swings.

    Percussão: Aborda conhecimento sobre algumas manifestações da cultura popular e alguns dos seus ritmos por meio de instrumentos como caixa, surdo, agogô, tamborim, ganzá e pandeiro.

    Artes plásticas: Os alunos têm a oportunidade de manusear materiais reaproveitados e construir brinquedos. Uma oficina que estimula criatividade e arte com diversão.

    Dança: Visa proporcionar ao aluno o enfoque na percepção e consciência do próprio corpo através de movimentos que atuam na postura, capacidade de concentração, força, flexibilidade e alongamento.

    Fotografia: Os alunos têm oportunidade de aprender diversos conceitos sobre as técnicas de fotografia. Além disso, aprendem o processo de construção de máquina fotográfica sem lente, através de materiais reciclados.

    Rua Brincante: Espaço dedicado à cultura, entretenimento e lazer. Durante todo o dia serão realizadas atividades que visam o enriquecimento das competências criativas e organizacionais das crianças. Os participantes terão a oportunidade de entrar em contato com jogos e brincadeiras de rua tradicionais como pega-pega, dança das cadeiras, amarelinha, bambolê, elástico, pula corda, entre outros.

    Programação em João Pessoa

    Atrações:

    Banda Nacional: Marambaia

    Banda Local: Zé Filho e Banda

    Teatro Nacional: Las Fenómenas, com a peça ” Astras de Circo”

    Teatro Local: Palhaços Heróis, com a peça “Os Palhaços Heróis em Palhaçadas e Brincadeiras”

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here