Maestrina inglesa rege primeiro concerto do Prima em Cabedelo

    0

    O Governo do Estado, por meio do Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima), apresentará, na segunda-feira (30), o primeiro concerto de 2015 a reunir vários polos. A apresentação está marcada para as 16h, no Teatro Santa Catarina, em Cabedelo, Região Metropolitana. A maestrina inglesa Catherine Larsen-Maguire será a regente da orquestra e coral, que contará com a participação de 150 jovens, oriundos de cinco polos.

    De acordo com o maestro Alex Klein, gestor do Prima, a visita da maestrina simboliza a visibilidade que o projeto tem conquistado desde 2012, quando foi criado. “Podemos afirmar, sem nenhuma dúvida, que o Prima é um dos projetos mais bem sucedidos do Governo do Estado. A presença de profissionais do porte de Catherine Larsen-Maguire mostra que temos acertado muito mais que errado. É um reconhecimento que só eleva a autoestima desses jovens, fazendo-os acreditar que, apesar das dificuldades, é possível”, afirmou.

    Repertório – Ainda de acordo com Alex Klein, a apresentação da próxima segunda-feira contempla obras como Fanfarra para Um Homem Comum, de Aaron Copland, e trechos da cantata Carmina Burana, de Carl Orff. Melodias populares, como a tradicional Mulher Rendeira, do cajazeirense Alfredo José do Nascimento – conhecido por Zé do Norte – também integrarão o repertório regido por Catherine Larsen-Maguire.

    Reconhecimento – A maestrina Catherine Larsen-Maguire é a segunda personalidade de destaque na música erudita a visitar o Prima em pouco mais de um mês. No dia 25 de fevereiro, os alunos do projeto, do polo do Alto do Mateus, receberam a presença do violonista Fábio Zanon, um dos mais importantes da música erudita brasileira contemporânea. Zanon veio até João Pessoa fazer a doação de um violão, confeccionado dentro de padrões ecologicamente recomendados, para ser utilizado por alunos e professores durante as aulas no polo.

    Maestrina – Nascida em Manchester, e hoje estabelecida em Berlim, Alemanha, Catherine leciona regência orquestral na Universidade das Artes de Berlim. A maestrina também rege concertos, óperas, além de festivais de música na Europa, Estados Unidos, e no Brasil, onde é professora de regência no Festival de Música de Santa Catarina (Femusc).

    O projeto -Implantado pelo Governo do Estado em 2012, o Prima tem polos em João Pessoa (Alto do Mateus, Mandacaru e Bairro dos Novais), Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Campina Grande, Guarabira, Patos, Cajazeiras, Catolé do Rocha e Itaporanga. Ao todo, são mais 1,5 mil alunos envolvidos.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here