Mães cabedelenses recebem kits de enxovais na II Semana do Bebê

    0

    A Prefeitura de Cabedelo, através das Secretarias de Saúde e de Ação e Inclusão Social (Semais), realizou, ontem (24), a distribuição de 56 kits de enxoval a mães e gestantes no bairro de Renascer. Durante o evento, realizado no prédio do Peti, todas as pessoas presentes ainda tiveram a oportunidade de participar de um café da manhã, além de palestras sobre cuidados com o bebê e atividades de relaxamento.

    A distribuição dos kits foi mais uma atividade do Programa Mãe Cabedelo, uma ação da Prefeitura de Cabedelo, de caráter continuado, destinado às mães carentes do município. A ação também coincidiu com a comemoração da II Semana do Bebê, que acontece em Cabedelo entre os dias 22 e 26, com atividades para mães e crianças de 0 a 5 anos, buscando a conscientização da importância do cuidado nessa fase. “Nessa semana de comemoração estamos buscando ofertar, em vários bairros do município, atividades de conscientização das mães, pais e responsáveis quanto à saúde do bebê e a importância do cuidado nesses primeiros meses de vida, além da preocupação com relação à imunização e ao aleitamento materno.” destacou Euzo Cunha, à frente da Semais.

    Em 2013, foram distribuídos 280 kits em Cabedelo. De acordo com o titular da Semais, Euzo da Cunha Chaves, a expectativa é que, esse ano, o número aumente para 400 kits enxoval entregues. “A Prefeitura, através do prefeito Leto Viana e da primeira dama Jacqueline Monteiro, tem sido sensível à causa e tem estimulado e determinado às Secretarias de Ação e Inclusão social, Saúde, Educação, Turismo e Cultura que viabilizem e ofertem atividades para que, dessa forma, possamos alcançar resultados satisfatórios dentro dessa política pública em prol da população do município de Cabedelo”.

    Kits -O kit enxoval é destinado às gestantes a partir do sexto mês de gravidez, orientadas e encaminhadas pelos Postos de Saúde da Família (PSFs), e que fazem o acompanhamento pré-natal. Cada gestante pode receber até dois kits, sendo o segundo até dois meses após o nascimento do bebê. O kit consta de 2 bolsas,2 pacotes de fraldas de pano, 1 kit mijão; 1 kit de camisetas; 1 lençol com fronha; 2 cueiros; 1 par de meias; 1 saboneteira, 1 sabonete e 1 banheira plástica.

    Para ter acesso ao benefício, as gestantes no 6º mês, encaminhadas pelos PSFs, devem levar cópias de identidade, CPF, comprovante de residência (luz e água) e cartão pré-natal. Caso seja menor de idade, a gestante deve ir acompanhada de algum responsável maior, que deverá levar os documentos acima referidos. As gestantes residentes entre o bairro de Camboinha e Centro devem se dirigir ao Serviço Social da Semais. As residentes noutras localidades devem procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro do Poço. No entanto, a própria Assistência Social dos Postos de Saúde pode emitir parecer para um ou outro setor.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]