Luciano Cartaxo entrega revitalização da Praça João Pessoa

    0

    Com sua beleza natural e arquitetônica, que se destaca e se contrapõe à movimentação e à correria do dia a dia da cidade, a Praça João Pessoa, mais conhecida como Praça dos Três Poderes, está de cara nova. A obra de revitalização do espaço público, realizada pela Secretaria de Infraestrutura do Município (Seinfra), será entregue nesta segunda-feira (13), às 9h, pelo prefeito Luciano Cartaxo.

    “A Praça João Pessoa é um dos maiores patrimônios históricos de nossa cidade e precisa ser valorizada”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Com essa reforma conseguimos resgatar o valor histórico do local e também garantir um espaço agradável para receber os moradores e todos os turistas que buscam a cidade interessados em conhecer a riqueza arquitetônica de outras épocas”, complementou.

    A revitalização da praça, um dos principais pontos históricos da Capital, que atrai tanto turistas quantos pessoenses, garantiu mais conforto aos frequentadores, melhorando a acessibilidade e infraestrutura do espaço. “A revitalização de espaços públicos proporciona uma imagem positiva do município, garantindo mais beleza ao local e oferecendo conforto aos pessoenses e turistas”, ressaltou Cássio Andrade, secretário de Infraestrutura do Município.

    Obra – O espaço exigiu cuidados especiais por estar inserido no perímetro de tombamento do Centro Histórico, delimitado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep).

    Entre as intervenções realizadas no local estão à restauração dos bancos, do monumento central e a troca do mosaico, além da manutenção da iluminação ornamental. Os canteiros foram arborizados e as palmeiras imperiais, que fazem parte do traçado original, foram mantidas e plantadas mais oito, retomando o paisagismo original.

    Uma mudança aconteceu no piso, que acumulava três tipos de ladrilho diferentes. Com a reforma, o piso foi padronizado com ladrilho hidráulico (20 cm x 20 cm) nas cores cinza claro e cinza escuro. Também foram substituídos todos os meios-fios e feita a manutenção das grades de contorno dos canteiros.

    Um dos destaques do projeto foi o conceito de revitalização sem interferência no contexto histórico do local. Por isso, a estrutura permaneceu idêntica, como é o caso do traçado original – houve alinhamento apenas dos meios-fios e canteiros do passeio interno. Outro traço mantido foi à marcação em pedra no entorno da calçada externa.

    História – A Praça João Pessoa foi inaugurada em 1803. Na época, era tratada como o jardim público da cidade e denominada de Praça Comendador Felizardo. Atualmente, o local é conhecido como Praça dos Três Poderes, devido à localização estratégica, tendo em seu perímetro as sedes dos poderes Executivo (Palácio da Redenção), Legislativo (Assembleia Legislativa) e Judiciário (Tribunal de Justiça da Paraíba).

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here