Luciano Cartaxo destaca ranking do Ibope sobre prefeitos das capitais brasileiras

0

Ranking dos prefeitos das capitais, realizado pelo Ibope e divulgado no jornal o Estado de S.Paulo, coloca o prefeito de João Pessoa e candidato à reeleição, Luciano Cartaxo (PSD), como o quarto mais bem avaliado do país e favorito a vencer as eleições municipais deste ano. Segundo o colunista e especialista em pesquisas José Roberto de Toledo, se as eleições acontecessem hoje, Luciano estaria reeleito, já que sua gestão é aprovada pela imensa maioria da população. Além disso, tem baixo índice de rejeição e está muito mais presente na cabeça do eleitor do que os adversários.

Em 20 capitais do país, os atuais prefeitos são candidatos à reeleição, mas destes, os campeões de popularidade são quatro: Teresa Surita (PMDB-Boa Vista), ACM Neto (DEM-Salvador), Marcus Alexandre (PT-Rio Branco) e Luciano Cartaxo, em João Pessoa. Segundo o desempenho apontado na pesquisa do Ibope, a popularidade deles está acima dos 30 pontos e a intenção de votos superior aos 50%. Além disso, a intenção de voto espontânea deles é superior a 30%, o que significa que praticamente um terço ou mais dos eleitores tem seu nome na ponta da língua e responde que votaria neles antes mesmo de ser apresentado à lista de candidatos pelo pesquisador.

Soma-se a isso o fato de que com uma gestão de resultados nos quatro cantos da cidade, com elevação dos investimentos e avanços na qualidade de vida da população, o trabalho de Luciano Cartaxo à frente da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) desde 2013, se traduziu em uma baixa rejeição múltipla (quando o eleitor é estimulado a citar mais de um candidato em quem não votaria de jeito nenhum), que não passa dos 25%. Ou seja, quando se dá ao eleitor apenas duas possibilidades de avaliação, dois terços ou mais dizem que aprovam sua administração. Assim, eles convertem 4 de 5 aprovações em intenções de voto.

Pesquisa
A pesquisa Ibope, divulgada em 24 de agosto, revelou que Luciano Cartaxo lidera a corrida para a prefeitura com 52% das intenções de voto, praticamente o dobro da soma dos três adversários, que juntos têm 27 pontos percentuais. Luciano é também o candidato com a menor rejeição, com 25%, enquanto o candidato do PSOL tem 46%, o do PT tem 43% e a candidata do PSB tem 37% de índice de rejeição. O Ibope ouviu 603 eleitores e a margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menor. O nível de confiança é de 95%.

Luciano Cartaxo lidera a coligação Força da União por João Pessoa, tendo como candidato a vice-prefeito, o deputado federal Manoel Junior (PMDB). Integram a coligação os partidos: PSD, PMDB, PSDB, PP, PSC, PCdoB, PSDC, PRB, PMN, PHS, PTN e Solidariedade.

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here