Livro “A História da Televisão na Paraíba” é lançado na Câmara da Capital

0

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) promoveu, na tarde desta sexta-feira (9), o lançamento do livro “História da Televisão na Paraíba”, do jornalista Gilson Souto Maior. O evento reuniu muitos jornalistas e ativista culturais no Auditório Cabral Batista, localizado no prédio anexo da Casa.

“Este trabalho deixa um registro para as gerações futuras sobre aqueles que batalharam para a criação desse veículo tão importante, que é a televisão”, afirmou o autor.

Gilson Souto Maior defende a necessidade dos profissionais de comunicação registrarem os nomes dos atores da área e a história do jornalismo produzido localmente. “Penso em desenvolver outros trabalhos em cima da importância da televisão no contexto da comunicação social, porque trata-se de um veículo que tem um papel preponderante junto à sociedade. É o veículo com maior força”, defende.

Ele lembra que a história da televisão na Paraíba começou através de um paraibano, Assis Chateaubriand, natural de Umbuzeiro, responsável não apenas pela inauguração da primeira televisão em Campina Grande – TV Borborema, em 1961 –, como também pelo surgimento da televisão na América do Sul – a TV Tupi, em 1950. “O livro traz a história de todas as emissoras da Paraíba, e eu concluo mostrando o avanço da tecnologia, que possibilita a transmissão de três emissoras na Web”, revela.

O autor da História da Televisão na Paraíba ainda destacou a importância da TV Câmara de João Pessoa, que foi a primeira emissora legislativa do Estado. “Não se pode negar que depois do surgimento da TV Câmara, a relação entre o Poder Legislativo e a comunidade mudou muito. Eu tenho um carinho muito grande por esta TV, por tudo que ela representa, ela mudou o fazer legislativo. A política passou a ser vista de uma forma diferente depois da TV Câmara”, avaliou

Além de Gilson Souto Maior, compuseram a mesa do evento o presidente da Associação Paraibana de Imprensa, João Pinto; o presidente da Academia Paraibana de Letras, Willis Leal; o presidente da Associação dos Cronistas Esportivos da Paraíba, João Tomé Camurça; e o ativista cultural Marco de Aurélio.

O livro “História da Televisão na Paraíba” está disponível para venda na Livraria do Luiz, situada na galeria Augusto dos Anjos, Praça João Pessoa, 88, Centro. Cada exemplar pode ser adquirido por R$ 50,00.

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here