Site nacional volta a listar Cássio entre os 400 políticos fichas-suja destas eleições

    1

    O site Congresso em Foco, um dos principais especializados na cobertura política do Congresso Nacional, voltou a colocar o senador e ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) na lista dos candidatos fichas-suja destas eleições, correndo o risco de não conseguir confirmar a candidatura ao Governo da Paraíba

    Nesta sexta-feira (15), o site publicou uma relação atualizada com os nomes dos quase 400 políticos que tiveram a candidatura contestada pelo Ministério Público Eleitoral em seus estados com base na Lei da Ficha Limpa, que impede o registro de candidatos que tenham, por exemplo, condenação criminal em órgão colegiado.

    “Na semana passada, o TRE-PB negou a contestação feita pelos procuradores eleitorais. A defesa do ex-governador paraibano, que tenta voltar ao cargo, alegou que ele já cumpriu o prazo de inelegibilidade previsto na Ficha Limpa. Ele havia sido enquadrado na lei por causa de uma condenação por abuso do poder político e econômico, em 2006, que lhe custou a perda do mandato de governador. O Ministério Público Eleitoral da Paraíba recorre da decisão do TRE”, disse o texto do Congresso em Foco.

    Cássio teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob a acusação de ter distribuído 35 mil cheques durante a campanha eleitoral de 2006, por meio de programa assistencial da Fundação Ação Comunitária (FAC), vinculada ao governo estadual. Segundo a denúncia, os cheques totalizam cerca de R$ 4 milhões.

    O governador cassado chegou a recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que à época manteve a decisão da Corte paraibana. “Houve marcante descontrole na distribuição de valores financeiros na proximidade do pleito. Há exemplos expressivos nos autos. Pagamento de plano de saúde, festival de repentistas, que não configuram assistência a pessoa em carência extrema”, disse em seu voto o ministro Eros Grau, relator do processo de Cássio no TSE.

    Clique aqui e leia matéria completa no site Congresso em Foco.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here