Lígia Feliciano solicita recursos à ANA para projetos de reuso de água na Paraíba

A vice-governadora Lígia Feliciano participou, na manhã desta quinta-feira (19), de uma reunião na sede da Agência Nacional das Águas (ANA), em Brasília, para solicitar recursos para o desenvolvimento de projetos na Paraíba na área de reuso de água. Participaram do encontro com o diretor presidente da ANA, Vicente Andreu Guillo, o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), Claudio Furtado, e o deputado federal Damião Feliciano.

Os recursos solicitados, na ordem de R$ 4,5 milhões, servirão para incentivar projetos a serem desenvolvidos nas Universidades Federal (UFPB) e Estadual (UEPB) da Paraíba na área de reuso de água. A intenção é trazer alternativas para o estado que diminuam os efeitos da estiagem. Ainda serão contemplados projetos para uso e melhorias de dessalinizadores de água.

“A nossa intenção enquanto Governo do Estado é fazer com que estes recursos sejam de fato destinados à Paraíba para que, destes estudos, saiam grandes iniciativas que nos tragam alternativas em economia de água e diminuam os efeitos da seca em nosso estado”, disse a vice-governadora Lígia Feliciano.

Segundo o presidente da Fapesq, Claudio Furtado, durante o encontro, o presidente da ANA, Vicente Andreu, considerou o desenvolvimento destes projetos como ações de extrema importância para o Estado, e que a solicitação para o envio dos recursos terá caráter prioritário na ANA, podendo entrar no orçamento da Agência já em 2016.

“Ele ficou bastante impressionado com a possibilidade de termos projetos pilotos sendo desenvolvidos no estado. São recursos que irão beneficiar diretamente empresas e indústrias no tocante ao reuso da água de esgotos, por exemplo, e trarão um grande benefício à população na economia de água”, disse Claudio.

A comitiva composta pela vice-governadora, em Brasília, tratou de outros assuntos relacionados ao Plano Hídrico do Estado e participou, também, de uma audiência com o ministro das Comunicações, André Figueiredo, onde foram tratados temas relacionados ao projeto de Usina Digital a ser desenvolvido pelo Governo do Estado.