Karabtchevsky recebe imprensa antes de encerramento de Festival

    0

    O renomado maestro Isaac Karabtchevsky chega a João Pessoa na manhã deste sábado (6) para uma ocasião especial. Vindo de uma temporada da ópera “Madama Butterfly”, apresentada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, ele volta depois de anos à Paraíba para reger o concerto de encerramento do festival que o homenageia. A apresentação será às 17h, na Praça do Povo do Espaço Cultural. Antes, às 13h30, ele atende a imprensa numa coletiva, na Sala de Concertos.

    Karabtchevsky, que está prestes a completar 80 anos, retorna ao Espaço Cultural, onde fez o seu concerto inaugural, 32 anos atrás, em 1982: “Ele será convidado a ser patrono da nossa orquestra”, informa Laércio Diniz, maestro titular da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e diretor artístico do festival.

    Ele regerá a OSMJP na abertura de O Guarani, de Carlos Gomes, e em obras de Villa-Lobos(“Prelúdio da Bachiana nº 4”), Beethoven (“Abertura Leonora nº 3”), Strauss(“Valsa do Imperador”), Tchaikovsky (“Abertura de Romeu e Julieta”) e de Tarcísio Burity (“Elegia”).

    Tarcísio Burity, ex-governador, compunha, tocava piano e, junto com a irmã, Isabel Burity, foio maior incentivador pela fundação de um movimento artístico da música clássica no estado, cujas raízes até hoje se mantém. “O meu pai foi um dos responsáveis por trazer grandes nomes da música para o estado, ainda na década de 80, para ajudar a formar gerações que estão hoje em orquestras de todo o Brasil. Os maestros Eleazar de Carvalho e o próprio Karabtchevsky fizeram parte desta história”, cita Mauricio Burity, diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here