Vírus da Aids: jovem entra em remissão do HIV 12 anos após parar de tomar remédios

    0

    Uma jovem francesa de 18 anos, infectada pelo vírus da Aids (HIV) durante a gravidez de sua mãe, está em remissão 12 anos após parar de se submeter ao tratamento antirretroviral, um caso inédito no mundo – segundo estudo publicado nesta segunda-feira (20).

    O caso mostra “que uma remissão prolongada após um tratamento precoce pode ser obtido numa criança infectada pelo HIV desde o nascimento”, de acordo com a pesquisa francesa apresentada pelo médico Asier Saez-Cirion, do Instituto Pasteur de Paris, durante a 8ª Conferência sobre a Patogênese do HIV, em Vancouver, Canadá.

    A mulher não é considerada curada, mas está em ótimo estado de saúde, afirmou a pesquisa conduzida por Saez-Cirion. “Podemos detectar o HIV nas células, mas não detectamos a replicação viral no plasma”, explicou o cientista à AFP.

    “Ainda não sabemos como a garota conseguiu controlar a infecção”, disse. Ela não apresenta os fatores genéticos associados ao controle natural da infecção – observados num raro grupo de pacientes.

    “É provável que ela esteja em remissão virológica há tanto tempo porque ela recebeu uma combinação de antirretrovirais logo após ter sido infectada”, descreveu o relatório. A jovem, cuja identidade não foi revelada, foi possivelmente infectada com o HIV no útero ou durante o parto.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here