João Pessoa sediará nos dias 16 e 17 simpósio internacional sobre cardiologia pediátrica

    0

    O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, promove o IV Simpósio Internacional da Rede de Cardiologia Pediátrica nesta sexta-feira (16) e sábado (17). Na abertura solene, que acontece no auditório do Fórum Cível Desembargador Mário Moacyr Porto, em João Pessoa, haverá a apresentação das crianças do Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima).

    O objetivo é avaliar a Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Organização Não Governamental Círculo do Coração. Este mês, a Rede completa quatro anos, com mais de 100 mil atendimentos realizados em todo Estado.

    O Simpósio deverá reunir mais de 200 profissionais de saúde envolvidos no projeto, que oferece assistência em cardiologia a crianças e gestantes. Em quatro anos, foram diagnosticadas aproximadamente 2.000 crianças com doenças cardíacas, dessas, 438 foram submetidas à cirurgia e as demais a tratamento clínico.

    Para a secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, o projeto é prioritário no Governo do Estado. “Não apenas pela assistência que é feita à população por meio da triagem e correção cirúrgica de cardiopatias congênitas, mas, sobretudo, pela formação e capacitação multiprofissional que vem sendo feita, qualificando e estruturando uma rede de cardiologia pediátrica que possa permanecer”.

    Em 2013, o projeto deu um passo importante e ampliou o atendimento, com a criação da Caravana do Coração, com equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, professores e estudantes universitários) percorrendo várias cidades do interior da Paraíba, levando atendimento; realização de exames, a exemplo de ecocardiograma e oximetria; arte e cultura e a capacitação dos profissionais de saúde.

    “O Simpósio será um momento de prestação de contas para a sociedade de todo esse trabalho e também de discutir novas ideias para a continuação e ampliação do projeto. Será ainda um momento de confraternização da equipe que tanto se empenha e que trabalha com o coração”, disse a presidente do Círculo do Coração, a cardiologista pediátrica Sandra Mattos.

    De acordo com a programação do Simpósio, na manhã da sexta-feira será promovida uma capacitação em cardiologia e perinatologia, a base de estudo de casos clínicos. À tarde, as 21 unidades de saúde da Paraíba que integram a rede deste projeto apresentarão um resumo do trabalho desenvolvido em cada instituição. À noite, ocorrerá a abertura solene com a presença de várias autoridades e a palestra “Anatomia Cardíaca da Paraíba”, proferida por Sandra Mattos.

    Na manhã do sábado, será realizado um momento interativo sobre cirurgia cardíaca pediátrica, onde todo participante receberá um aparelho de votação para opinar sobre a condução de casos cirúrgicos. “Ao analisarmos as respostas, estaremos fazendo um ensino prático do manuseio correto do caso”, explicou Sandra Mattos. O evento será encerrado à tarde, com o planejamento das metas para a construção da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here