João Pessoa se aproxima da meta de desmatamento zero na Mata Atlântica

    0

    A Paraíba está entre os nove estados brasileiros que apresentaram desmatamentos menores do que 100 hectares das áreas de Mata Atlântica, no período 2013-2014, comparado a 2012-2013, segundo dados do Atlas da Mata Atlântica no Brasil, publicado pela Fundação SOS Mata Atlântica. Segundo o Atlas, a Paraíba apresentou seis hectares de desmatamento no período.

    Dos 17 Estados da Mata Atlântica, nove apresentaram desmatamentos menores do que 100 ha, o equivalente a um km². São eles: São Paulo (61 ha), Rio Grande do Sul (40 ha), Pernambuco (32 ha), Goiás (25 ha), Espírito Santo (20 ha), Alagoas (14 ha), Rio de Janeiro (12 ha), Sergipe (10 ha) e Paraíba (6 há). Segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, com esses índices os Estados aproximam-se da meta do desmatamento zero no bioma.

    Localizada no contexto geográfico das Bacias Costeiras do Atlântico Nordeste Oriental, o município de João Pessoa tem uma área de 211,474 km² (IBGE,2010) e assim como toda região costeira da Paraíba, encontra-se no domínio da Mata Atlântica.

    A secretária de Meio Ambiente, Daniella Bandeira, reafirmou a necessidade de mantermos e ampliarmos os índices de cobertura vegetal. “Quando preservamos áreas verdes estamos interferindo diretamente na qualidade de vida da população, que dispõe de um patrimônio natural com potencial turístico, que presta ainda diversos serviços ambientais, como conservação das águas e estabilidade dos solos. Essa é uma ação estratégica para a sobrevivência do planeta”, complementou.

    Para manter o patrimônio ambiental da cidade, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) desenvolve uma série de ações de preservação e recuperação de áreas verdes. No período 2013-2014 foram produzidas 38 mil mudas de árvores nativas. No mesmo período foram plantadas 23 mil 586 mudas e ainda distribuídas 24.342 mudas para escolas, ONGs e outros municípios.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here