João Pessoa oferece opções para quem deseja brincar Carnaval ou fugir da folia

    0

    João Pessoa está entre os roteiros ideais um para quem quer cair na folia durante o Carnaval. Afinal, a Capital paraibana realiza vários eventos durante o período, a exemplo do Carnaval Tradição, que este ano comemora 100 anos. Já o projeto Folia de Rua reúne blocos pré-carnavalescos pelas ruas da cidade, além dos tradicionais bailes realizados pelos clubes. São atrações para tirar o fôlego de qualquer folião. Mas, se o objetivo for fugir da folia, a cidade reserva atrações que podem ir muito além do confete e serpentina.

    O ponto de partida para realizar um bom passeio pela cidade durante o Carnaval pode ser pelo Centro Histórico. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), o local possui prédios representativos dos vários períodos por que passou a cidade. As igrejas do período barroco se destacam entre a paisagem da cidade baixa, a exemplo das igrejas da Ordem Terceira de São Francisco, igreja de Nossa Senhora do Carmo, além da igreja da Misericórdia, que conserva o estilo maneirista – todas do século XVII.

    Antes de seguir passeio, uma pequena parada na Praça Antenor Navarro. Uma boa pedida é experimentar as iguarias do comercio local enquanto a vista aprecia os casarões coloridos, antigos e bem conservados do local. Bem próximo, o antigo Hotel Globo, com vistas para o Rio Sanhauá é um excelente ponto para avistar o belíssimo pôr do sol da cidade. O passeio pode ser seguido pela ladeira de São Francisco, isso se o fôlego tiver em dia para encarar os vinte minutos de caminhada, aproximadamente.

    Mas vale a pena. A rua é considerada a mais antiga da cidade, e durante o percurso é possível se deparar com outro importante ponto turístico da Capital. A Casa da Pólvora, prédio histórico que foi tombado em 1938 pelo Patrimônio Histórico Cultural Nacional, recentemente foi todo revitalizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), e se transformou num espaço para exposições e diversas atividades culturais.

    Assim como aconteceu com a história da cidade que nasceu nas margens do Rio Sanhauá, e cresceu em direção ao mar, o passeio agora segue até a orla mais bela do Nordeste, segundo avaliação de uma das mais importantes revistas especializadas em turismo. A Guia e Turismo destacou as belezas naturais da orla pessoense, como enseadas e coqueirais, os mais de quatro quilômetros de calçadão de Cabo Branco a Tambaú, as ciclovias por onde é possível passear com segurança, além dos quiosques espalhados ao longo da orla.

    Para encerrar o passeio, nada melhor do que subir até o ponto mais oriental das Américas. No alto da Ponta do Seixas, uma vista de causar deslumbramento a qualquer um. Bem próximo fica o complexo da Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes, que recebe diversas atividades culturais, como exposições de quadros e fotografias, apresentações musicais, oficinas de artes e palestras diversas. O local é administrado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que oferece todos os serviços gratuitamente.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here