João Pessoa implanta programa de cidadania para pessoas transexuais

    0

    A população de travestis e transexuais de João Pessoa vai contar em breve com uma política pública efetiva de inclusão na sociedade. Trata-se do programa Transcidadania JP, que será aplicado ainda este mês pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Coordenadoria de Cidadania e Promoção LGBT. A intenção é inserir os membros dessa comunidade nas demais políticas de gestão, garantindo acesso a moradia, educação, saúde e emprego, por exemplo.

    O programa Transcidadania é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo e terá sua segunda experiência em João Pessoa. “Conheci o projeto e trouxe a ideia para João Pessoa, no que foi aprovada pela gestão e pela comunidade LGBT”, explicou o coordenador de Cidadania LGBT da Capital, Roberto Maia. “Nós temos dados que comprovam que a expectativa de vida de transexuais e travestis no Brasil é de apenas 36 anos e é urgente a aplicação de políticas públicas que garantam a cidadania para essas pessoas”, complementou.

    A implantação do programa Transcidadania JP foi discutida na última quarta-feira (25), durante reunião entre a Coordenadoria da Cidadania LGBT da Capital e entidades representativas da comunidade. O encontro também promoveu avanços no que se refere a implantação do Conselho Municipal LGBT, órgão que terá função deliberativa no que se refere à aplicação e monitoramento das ações inclusivas.

    Outras definições da reunião dizem respeito às datas para a Conferência Municipal LGBT, que deverá acontecer nos próximos dias 28 e 29 de maio; e da Parada da Diversidade Humana, planejada para o dia 25 de julho.

    Participaram da reunião a Associação de Travestis e Transexuais da Paraíba (Astrapa), o Grupo Maria Quitéria, o Movimento do Espírito Lilás (MEL) e o Movimento Bissexual da Paraíba (MovBi).

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here