João Pessoa e mais três capitais prorrogam prazo de vacinação contra a gripe

Sete estados e quatro capitais prorrogaram o prazo de vacinação contra a gripe. A campanha nacional, do Ministério da Saúde, foi encerrada nesta sexta-feira (5) – o prazo inicial, de 22 de maio, havia sido adiado pelo órgão. Acre, Bahia, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Roraima e São Paulo decidiram prorrogar o período mais uma vez, assim como algumas das capitais (Florianópolis, João Pessoa, Porto Alegre e Rio de Janeiro).

O objetivo do governo federal era imunizar pelo menos 80% do chamado grupo prioritário, composto por crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres em até 45 dias após o parto, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Foram vacinados, no entanto, 73% do total esperado (35,9 milhões de pessoas)

Segundo o ministério, apenas cinco estados atingiram o objetivo: Amazonas (81,38%), Amapá (89,36%), Espírito Santo (81,86%), Paraná (83,48%) e Santa Catarina (82,18%). Por isso, apesar de não adiar novamente a campanha, o ministério fez uma recomendação aos estados e municípios que não cumpriram a meta para que continuem vacinando.

A população de João Pessoa terá mais uma semana para se vacinar contra a gripe. O prazo, que terminaria nesta sexta-feira (5), foi prorrogado até o dia 12. Na capital paraibana, apenas 100 mil, das 124 mil esperadas receberam a dose.