João Pessoa, Campina e Patos ganham Centros de Controle de Segurança as eleições

    0

    No próximo domingo (5), dia das eleições, três cidades da Paraíba serão polos dos Centros de Comando e Controle (CCC), instalados pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) da Paraíba, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A iniciativa possibilita o encaminhamento direto de demandas por parte dos juízes eleitorais e, por consequência, a repressão imediata a crimes eleitorais e os de outra natureza, por meio da integração entre as forças policiais.

    João Pessoa, Campina Grande e Patos irão sediar os CCC, que serão instalados na sede do TRE e nos Fóruns Eleitorais, respectivamente. No local, estarão presentes gestores das Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, além de outras instituições, a exemplo do que aconteceu no pleito de 2012, ano em que os Centros foram idealizados pela Seds. Em eleições anteriores, os órgãos da Segurança Pública atuavam de maneira isolada, o que dificultava o trabalho da Justiça Eleitoral.

    Para o secretário da Segurança, Cláudio Lima, a presença de gestores dos órgãos operativos ligados é uma experiência de sucesso e que mais uma vez vai fazer com que as polícias atuem de maneira diferenciada. “Instalamos os centros de maneira experimental em 2012, obtivemos bons resultados e agora fizemos adequações que vão melhorar mais ainda o tempo de resposta ao TRE. As polícias e bombeiros irão agir de maneira integrada, atendendo os juízes eleitorais e o presidente do Tribunal em tempo real”, frisou.

    Policiamento na Capital e no interior – Mais de 6.300 agentes de segurança pública, entre policiais militares, civis e bombeiros militares irão reforçar a segurança nas 223 cidades do Estado, durante as eleições. O objetivo é de preservar a ordem pública, realizar defesa do patrimônio público e privado, resguardar os locais de votação e garantir segurança na apuração dos votos.

    Nessa quarta-feira (1º), tropas embarcaram do Centro de Educação da PM para o Sertão do Estado e nesta quinta (2) o policiamento seguiu para Campina Grande. Já o efetivo da Polícia Civil segue para o interior ao meio-dia do sábado (4).

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]