Jardim dos Imortais na APL ganhará estátua em dimensão humana

Paraibano do Século e patrono da Academia Paraibana de Letras (APL), Augusto dos Anjos será homenageado hoje em João Pessoa com a inauguração de uma estátua em dimensão humana instalada no jardim dos imortais, na sede da instituição, a partir das 19h.

São Paulo (SP) e Leopoldina (MG), onde Augusto passou os últimos anos de vida e seus restos mortais estão enterrados, também entram no circuito de homenagens: em Leopoldina, os eventos começaram desde outubro. Na capital paulista, a Casa das Rosas abre hoje a exposição Esdrúxulo! – 100 Anos da Morte de Augusto dos Anjos.

“Eu creio que a figura de Augusto dos Anjos seja um dos fenômenos mais interessantes da história do Brasil. Um voz tão singular e rara, uma poesia tão elaborada, um pensador tão contundente… nada pode explicar totalmente o surgimento desta força arrebatadora que é a poesia de Augusto dos Anjos”, diz Frederico Barbosa, diretor da Casa das Rosas.

A exposição tem curadoria de Júlio Mendonça, que explica como será a mostra: “A exposição aproveita a ocasião em que se completam 100 anos da morte de Augusto dos Anjos para lembrar e destacar a importância da sua obra na poesia brasileira. Para manter o público próximo de Augusto – que foi e é um poeta muito popular – procuramos explorar alguns aspectos principais de sua obra: o tema da consciência da morte, a relação entre sua poesia e a ciência (principalmente, a biologia) e sua percepção da vida como transformação permanente”.

Jornal da Paraíba