Iphaep aprova por unanimidade projeto de revitalização da Lagoa

    0

    O projeto elaborado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para a revitalização do Parque Solon de Lucena foi aprovado por unanimidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico do Estado da Paraíba (Iphaep). A decisão, informada oficialmente na noite da quarta-feira (4), possibilita o início de uma nova etapa da obra, que inclui a urbanização e o paisagismo do novo parque.

    “A Secretaria de Planejamento fez um grande esforço para elaborar um projeto criterioso, que atendesse às exigências de conservação do Patrimônio mas, ao mesmo tempo, conseguisse desenvolver uma nova ideia de parque, apto para receber as famílias e virar um espaço de lazer e prática esportiva”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Ficamos felizes que o Iphaep tenha compreendido o valor e a importância desse projeto”.

    Com a aprovação do projeto paisagístico, a PMJP poderá dar início ao processo de licitação que vai determinar a empresa responsável pela execução da obra.

    O projeto tem por objetivo recuperar a vegetação de baixo e médio porte, bem  como  os  caminhos  internos , e promover o plantio de novas árvores; conceber o Parque Solon de Lucena como uma aprazível área de lazer, criando novos espaços que promovam o esporte e a cultura; criar condições de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais; gerar atrativos que fomentem a permanência do público na Lagoa durante dia e noite, inclusive aos fins de semana; propor  soluções  projetuais  que  unifiquem  o  parque  e  disciplinem  a  ocupação  do comércio interno e preservem a concepção urbana e paisagística original da Lagoa; proporcionar segurança e bem-estar aos usuários e viabilizar soluções para o tráfego de veículos no entorno do parque.

    Segundo o secretário de Planejamento Zennedy Bezerra, a Lagoa sempre foi caracterizada como espaço público de lazer da cidade, tendo ao longo de sua história diversos usos e ocupações que polarizavam as atividades de lazer. “O projeto de requalificação tem como objetivo central recuperar o Parque Solon de Lucena, devolvendo o caráter efetivamente de parque urbano”, destacou.

    Sobre os equipamentos que estão contidos na proposta urbanística, foram organizados em dois grupos: equipamentos de esporte e lazer e equipamentos diversos.

    O esporte e lazer terá pista de cooper  pedalinho, caiaques e trapiche, ciclovia,  pista de skate, bicicletário,  áreas  gramadas  para  atividades  ao  ar livre (como ginástica e ioga), aparelhos de ginástica, mesas e bancos para jogos (como xadrez, dama etc), e playground e caixa de areia para crianças. Já os equipamentos diversos são banheiros femininos e masculinos, quiosques para alimentação (cafeteria, sorveteria, sucos e refrigerantes etc) e posto policial.

    Lagoa – Na primeira parte do projeto de criação do parque, a PMJP garantiu a revitalização da Lagoa, que foi totalmente desassoreada, ganhando cerca de 3,5m em profundidade. O reservatório também ganhou um túnel de escoamento, que vai redirecionar o excesso de água para o Rio Sanhauá, e um anel sanitário, que tem como função desviar as redes clandestinas de esgotos, impedindo a poluição das águas.

    Histórico – O Parque Solon de Lucena é um dos principais espaços públicos e cartões-postais de João Pessoa. Através do Decreto Lei nº 110, de 27 de setembro de 1924, a área das imediações da Lagoa passou a ser chamada de Parque Solon de Lucena, mas apenas na década de 30, durante a gestão de Argemiro de Figueiredo, que o espaço ganhou forma urbanística com “o calçamento dos aneis internos e externos da Lagoa” e jardins.

    O Parque Solon de Lucena foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep) em 26 de agosto de 1980, por meio do decreto nº 8.653, e ocupa uma área de aproximadamente 150 mil metros quadrados.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here