Intelectuais da PB devem lançar manifesto contra impeachment de Dilma nesta terça

    0

    Intelectuais do Estado da Paraíba, dentre jornalistas, professores universitários e artistas, lançarão carta-manifesto contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), nesta terça-feira (15), no teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, em João Pessoa. Neste dia e local, o governador do Estado Ricardo Coutinho (PSB) lançará a mobilização “A Paraíba Pela Democracia: Golpe Nunca Mais”.

    Leia a carta na integra

    A PARAÍBA PELA DEMOCRACIA: GOLPE NUNCA MAIS!

    Neste grave momento da vida brasileira, em que nosso país está sendo vítima de uma profunda crise institucional, que ameaça os pilares da vida republicana e do Estado Democrático de Direito; a sociedade paraibana, aqui amplamente representada, dirige-se à Nação para reafirmar seu compromisso histórico com as lutas de nosso povo pela construção e defesa de um país justo e democrático, bem como sua firme disposição de repelir a violação dos princípios constitucionais, da legalidade democrática e da soberania da vontade política de nosso povo.
    Depois de décadas de arbítrio, obscurantismo e brutalidade, a democracia em nosso país vem sendo arduamente conquistada, mantida e aperfeiçoada pela luta de muitos brasileiros. Nosso país e nosso continente conhecem bem as sempre trágicas consequências decorrentes de conspirações, aventuras e golpes fundados na ruptura da institucionalidade democrática. Sofremos na própria carne os efeitos nefastos da intolerância e da barbárie que emergem, sem controle, desses desatinos obcecados mesquinhamente pela posse absoluta do poder.
    Sabemos que há insatisfação de muitos segmentos da sociedade com o atual governo federal, e pode-se ou não concordar com muitas das críticas que estão sendo a ele dirigidas. Tudo isso faz parte do debate democrático pelos rumos do Brasil. Há, contudo, como é notório, uma escalada irresponsável de pressões sobre o resultado da eleição presidencial de 2014, que se vale de toda sorte de manipulações – sobretudo da informação e das normas legais.
    Com perplexidade e indignação, temos assistido, nas últimas semanas, a um espetáculo de horrores, promovido por parlamentares questionados na justiça, e por setores inconsequentes de oposição, que, como uma tropa de assalto, esbulham a instituição legislativa e envergonham a Nação.

    Não se trata, portanto, de defender políticas de governo, mas de lutar pela preservação dos valores republicanos. Somos, em uníssono e firmemente, pelo respeito à institucionalidade democrática derivada da Vontade Popular, fundamentada na Constituição Federal. Não pode haver atalhos nem jeitinhos para o exercício legítimo do poder.

    É hora dos homens e mulheres comprometidos com o Brasil se levantarem e dizerem não às movimentações sorrateiras e interesseiras daqueles que colocam seus projetos pessoais e de pequenos grupos acima dos interesses maiores do Estado Democrático de Direito, da República e da Nação. O Brasil precisa de estabilidade política para sair da crise. Tramar um impeachment desprovido de fundamento cabal agrava a crise, em vez de superá-la.

    Paraibanos que somos, corre em nosso sangue a poesia de Augusto dos Anjos, o ânimo criador de Ariano Suassuna, a coragem de Margarida Maria Alves, a lucidez de Celso Furtado. Acreditamos no Brasil, nos brasileiros e na Paraíba. Temos confiança no futuro e compromisso profundo com a democracia como direito, como conquista e como valor universal.
    Golpe nunca mais!

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here