Inspirada em Deleuze, Galeria Valentim e Estação Ciência trazem “À Espreita”

0

A Galeria Valentim e a Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes abrem nesta quinta-feira (1), às 19h, a exposição À Espreita. Trata-se de uma instalação de cinco sombras em tecido, com dimensões variáveis, criadas pelos artistas do Coletivo Entreaberto, de Brasília. As sombras de Gustavo Magalhães, Sabrina Lopes, Teca Santa Cruz e Polyanna Morgana serão instaladas na Torre da Estação. São obras inspiradas no pensamento do filósofo francês Gilles Deleuze, sobretudo em uma série de entrevistas feitas por Claire Parnet que gerou  o “Abecedário de Gilles Deleuze”, onde ele afirma – entre outras coisas –  que os homens estão sempre à espreita, assim como os animais.

Sabrina Lopes conta que em “À Espreita” as sombras irrompem como intensidades, estão à espreita, se alargando pelas paredes, buscando matérias de expressão. O Coletivo Entreaberto também gravou trechos do pensamento do filósofo Deleuze que serão executados durante a exposição, que tem apoio do restaurante Seletto Sabor, e fica aberta a visitação pública no período de 1 de junho a 30 de julho de 2017.

Com curadoria da artista plástica Juliana Alves, mestranda em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba, em “À Espreita” o público vai poder sentir e perceber, a partir da metáfora das sombras dos artistas,a atmosfera criativa das ideias de Deleuze. “À Espreita nos indica multiplicidades e diversidades de sentido para o lugar da arte, do pensamento e da ação do gênero humano. As sombras revelam esta atitude humana e também animal de analisar, de olhar e focar seus desejos, seja de objetos, seja de posições políticas ou atitudes com o Outro”, completa Juliana Alves.

 

ENTREABERTO – INTEGRANTES

Gustavo Magalhães (Brasília/DF, 1977-2012) – Bacharel em Artes Visuais pela Universidade de Brasília. Bacharelado em Ciências Econômicas pelo UniCeub/DF. Desenvolveu sua pesquisa em pintura, escultura, instalação e intervenção.

Polyanna Morgana (Brasília/DF, 1979) – Doutora em Arte Contemporânea pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre e Bacharel em Artes Visuais pela UnB. Sua atividade artística se concentra nas áreas de performance, desenho, intervenção, escultura e vídeo.

Sabrina Lopes (Itaperuna/RJ, 1968) – Mestre em Arte Contemporânea pela Universidade de Brasília, 2003. Bacharel em Comunicação Visual pela Faculdade da Cidade, Rio de Janeiro, 1993. Pesquisa nas áreas de design gráfico, desenho, história da arte e instalação.

Teca Santa Cruz (Recife/PE, 1972) – Doutora em História da Arte pela Minor Field em Arte Moderna na América Latina/Brasil – Major Field Arte Contemporânea, Universityof Illinois at Urbana-Champaign, EUA. Mestre em Arte Contemporânea pela Universidade de Brasília, 2003. Bacharel em Artes Plásticas pela UnB, 2000.

SERVIÇO

Exposição À Espreita

Abertura: Dia 01 de junho de 2017, às 19

Local: Torre da Estação Ciência, Cultura e Artes

Contato: 9 8805 2820

Realização: Galeria Valentim e Estação Ciência, Cultura e Artes

Site: Galeriavalentim.com.br

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here