Insa e Observatório Nacional firmam cooperação na área de astronomia

    0

    O Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e o Observatório Nacional (ON), ambas Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência,  Tecnologia e Inovação (MCTI) formalizaram Acordo de Cooperação Técnico-Científica  para realização de projetos na área onde se encontra instalado o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI).

    O OASI foi instalado no município de Itacuruba,  localizado no sertão de Pernambuco, para desenvolver estudos sobre asteroides e cometas em órbitas próximas da Terra.  Faz parte do projeto IMPACTON.

    A proposta da cooperação institucional é unir os conhecimentos do Insa e do ON para qualificar profissionais especialistas no bioma Caatinga a promover ações de educação ambiental em sintonia com os conceitos da astronomia e da observação do céu noturno.

    São metas do Acordo de Cooperação produzir materiais de divulgação científica e educação ambiental, realizar eventos de conscientização sobre a importância da conservação da natureza com alunos da região, capacitar professores e moradores para tornarem-se replicadores de boas práticas ambientais por meio de palestras e workshops.

    As pesquisadoras Teresinha Rodrigues e Daniela Larazzo, do ON, explicam que para uma boa visibilidade do céu noturno e o consequente sucesso do projeto OASI a região de Itacuruba (PE) deve ser livre de queimadas. E a única forma de evitar queimadas provocadas pela ação do homem é através da promoção da educação ambiental junto à população.

     

    INSA

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here