Inflação para famílias com renda até cinco salários alcança 0,99% em maio

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação para famílias com renda até cinco salários mínimos, teve inflação de 0,99% em maio deste ano. A taxa é superior à observada pelo próprio INPC em abril (0,71%). O INPC também superou a taxa registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – a inflação oficial – e que ficou em 0,74% em maio.

Ao acumular 5,99% de aumento de preços no ano e 8,76% em 12 meses, o INPC também superou o IPCA, que acumula 5,34% de inflação no ano e 8,47% no período de 12 meses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o INPC, os alimentos tiveram inflação de 1,48% em maio, enquanto os não alimentícios tiveram alta de preços de 0,78%. O INPC é usado pelo IBGE para reajustar o valor real do rendimento do trabalhador, em suas pesquisas. Enquanto o IPCA calcula a inflação para famílias com renda entre um e 40 salários mínimos, o INPC foca nos principais gastos daquelas que têm renda até cinco salários.