III Curta Picuí debate cinema e educação; festival acontece de 8 a 10 de abril

0

A terceira edição do Curta Picuí acontece nos dias 8, 9 e 10 de abril na cidade de Picuí, município da região da Borborema distante 226 km da capital, João Pessoa. O Festival de cinema é realizado desde 2014 e o tema desse ano é “Cinema gera Educação”.

Com a proposta de contribuir no processo de ensino e aprendizagem, através do uso das mídias cinematográficas em sala de aula e ao ar livre, o festival busca integrar, através do cinema, a comunidade escolar da cidade e também os demais habitantes e pessoas de municípios circunvizinhos.

Entre os objetivos do III Curta Picuí estão o incentivo a difusão do cinema, promovendo assim o encontro do público com diversas produções e obras audiovisuais que não estão facilmente acessíveis, sobretudo no interior da Paraíba.

O organizador do festival, Ismael Moisés, revela que ideia é promover novos olhares e interlocuções usando o cinema como ferramenta mobilizadora, como eixo de mudança e aquisição de novos saberes. “Queremos estimular novas ideias, formar novos realizadores, promover intercâmbios culturais e ajudar a formar plateias”, ressalta ele.

As sessões de cinema e demais atividades do Curta Picuí acontecem na Escola Estadual Professor Lordão. Os filmes serão exibidos no auditório da instituição de ensino e as oficinas nas salas de aula. Realizar o Festival no espaço escolar foi uma forma de também enfatizar o tema desse ano sobre a entrelaçamento entre cinema e educação. Toda a programação é 100% gratuita e aberta a participação de quem se interessar.

Oficinas

III Curta Picuí debate cinema e educação; festival acontece de 8 a 10 de abril
A atriz Suzy Lopes e o cineasta Ismael Moura: os oficineiros do III Curta Picuí

O III Curta Picuí terá em sua programação duas oficinas: a oficinas de fotografia com o cineasta Ismael Moura e de atuação para câmera com a atriz Suzy Lopes. Essas oficinas acontecem no decorrer dos três dias do festival.

Homenageados desse ano

III Curta Picuí debate cinema e educação; festival acontece de 8 a 10 de abril
O ator Fernando Teixeira é o grande homenageado da terceira edição do Curta Picuí. Na imagem, ele aparece em cena da novela Velho Chico, da TV Globo.

O grande homenageado dessa edição do Curta Picuí é o ator paraibano Fernando Teixeira.  Com uma trajetória artística de mais 55 no teatro e no cinema, ele fez, recentemente, seu primeiro trabalho na TV na novela das nove da Rede Globo, Velho Chico, contracenando com o também veterano Tarcísio Meira. Fernando Teixeira é hoje considerado o nome vivo mais importante do teatro paraibano e um dos atores mais respeitados da Paraíba.

Os outros homenageados do festival são o senhor Aldomario, proprietário do antigo cinema de Picuí “Cine Guarani” e o blog Os Curtos Filmes, que completa, em 2016, oito anos de existência.

Filmes Selecionados

III Curta Picuí debate cinema e educação; festival acontece de 8 a 10 de abril

A programação do III Curta Picuí está diversificada, com produções paraibanas e obras do Brasil inteiro. Os filmes selecionados estão divididos em três mostras competitivas:  Água Marinha, que traz apenas filmes paraibanos, Panorama Brasil, que apresenta filmes produzidos em todo o território nacional e Felipe Tiago Gomes, com filmes de 1 minuto. A Mostra Filmes às Escuras conta com produções com temática mais adulta, que abordam questões sobre sexualidade e gênero. Nessa mostra, os filmes são convidados e não concorrem a premiação.

Ao todo, são 37 filmes originários 9 estados brasileiros: Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Goiás e Rio de Janeiro.

Edições anteriores

O I curta Picuí – Festival de audiovisual foi realizado nos dias 24, 25 e 26 de janeiro de 2014. A segunda edição do festival foi realizada entre os dias 26 a 29 de março de 2015, com a presença de atores e cineastas de vários estados do Brasil, além dos diretores e atores dos filmes selecionados.

Na primeira edição, foi homenageado o Ivan Araújo Costa, mais conhecido como “Ivan Cineminha”, o cinéfilo que já viu mais de 20.000 (vinte mil filmes), possuidor de memória fabulosa. Ivan é capaz de puxar na memória, a ficha técnica de uma quantidade absurda de filmes que ele viu ao longo da vida, desde o tempo em que seu pai era proprietário do “CINE GUARANI” em Picuí.

Na segunda edição do festival Curta Picuí foi homenageada a atriz Marcélia Cartaxo, artista paraibana premiada em festivais nacionais e internacionais.  Também foi homenageado o saudoso Adonias Gomes de Medeiros, pioneiro do cinema itinerante na cidade de Nova Palmeira e cidades vizinhas. Durante toda a programação do festival houve uma grande participação da população local, incluindo moradores da Zona rural e de outros municípios da região. Foram realizadas exibições, oficinas, debate, bate papo, passeios ecológicos, shows e apresentações culturais, tudo de forma educativa e gratuita.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here