I Mostra Internacional de Teatro inscreve para três oficinas até dia 10

    0

    Estão abertas até quarta-feira (10) as inscrições para três oficinas que serão oferecidas durante a I Mostra Internacional de Teatro (MIT) – João Pessoa Encena. As atividades de intercâmbio têm como público-alvo atores, pesquisadores, diretores e estudantes de artes cênicas. Cem vagas estão sendo oferecidas. Uma das oficinas é “Noções sobre o Sistema de Stanilavski”, que será ministrada por Ney Piacentini nos dias 15, 16 e 19, às 9h. Para quem se interessa pela arte de manipular bonecos, a opção é a vivência do grupo La Compañía de Titiriteros da Universidade Nacional de San Martín (Argentina), no dia 17, às 9h. No dia 18, no mesmo horário, a ação será encabeçada pelo grupo chileno La Mona Ilustre. A oferta é de 20 vagas para a primeira turma e de 40 para cada uma das demais.

    Os interessados devem enviar referências curriculares e carta de intenção (máximo de 20 linhas) informando a oficina de seu interesse para o e-mail [email protected]. “Os espetáculos, oficinas e rodas de diálogos propiciam um mergulho no universo das artes cênicas aberto à participação de todos gratuitamente”, diz o diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity.

    Ney Piacentini – A oficina “Noções sobre o Sistema de Stanilavski” será ministrada por Ney Piacentini. A proposta é experimentar elementos extraídos da Gramática para o Ator, elaborada por Constantin Stanislavski, a partir de exercícios que possibilitem a compreensão das ações psicofísicas e da análise ativa, entre outros aspectos da terminologia stanislavskiana.

    La Mona Ilustre – Companhia de teatro que reúne integrantes de diferentes origens e nacionalidades. O grupo tem cinco anos de dedicação em que essas diferenças foram combinando e convergindo para um objetivo comum: contar histórias. Em suas apresentações, a companhia tenta falar sobre o ser humano, suas fraquezas, misérias, tesouros escondidos, acreditando que o teatro é uma boa forma de lidar com as coisas que interessam e movem as pessoas. A experiência da companhia será compartilhada durante a vivência teatral com o ator Diego Hinojosa e o diretor e técnico Miguel Bregante.

    Compañía de Titiriteros – Dedicada à investigação e produção teatral, La Compañía de Titiriteros da Universidade Nacional de San Martín (Argentina) conta com a direção de Carlos Almeida e é integrada por professores, alunos e egressos do curso de Artes Cênicas do Instituto Maurício Kagel. O trabalho do grupo é voltado para o teatro de bonecos.

    MIT João Pessoa Encena – De 12 a 21 de setembro, o público poderá assistir a 30 apresentações teatrais, sendo 10 da Paraíba e 16 de outros estados, além de quatro atrações internacionais vindas da Argentina, Chile e Espanha. Também serão realizados debates e palestras.

    Também estão programadas quatro mesas de diálogos. Os temas propostos são “Processos…”, “Políticas Públicas para Cultura – Fomentos”, “Cooperativas e Movimentos Artísticos”, além de “Mostras e Caminhos”. Entre os palestrantes e debatedores estão nomes como Antônio Rogério Toscano, Daniel Araújo, Dorberto Carvalho, Kil Abreu, Luciano Santiago, Maria do Rosário Ramalho, Ney Piacentini e Valmir Santos.

    Além da Usina Cultural Energisa, o evento será realizado em diferentes pontos da cidade como praças, teatros, UFPB e espaços alternativos. A programação é toda gratuita. Com patrocínio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Funjope, e da Caixa Econômica Federal, a mostra é realizada pelo Instituto Artemanha de Artes e tem correalização da Dupla Face Companhia de Teatro.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]