HU realiza cirurgia transmitida em Alta Definição – 4K

0

A Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) realiza, nesta quarta-feira (30), às 10h, o evento: “Transmissão de Procedimentos Cirúrgicos utilizando 4K; ferramenta de apoio à formação em Saúde”. O evento consistirá da transmissão de uma cirurgia de fissuras lábio palatino, a ser realizada no HULW.

A cirurgia será assistida pelo Ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, ao lado do Superintendente do HU, Arnaldo Medeiros, na sede da Ebserh, em Brasília. A comunidade acadêmica poderá acompanhar o evento no auditório Lindbergh Farias, Térreo do HULW no Campus I, em João Pessoa. Trata-se de uma demonstração de pesquisa, envolvendo o HULW e Centro de Informática da UFPB, através do Laboratório de Vídeo Digital (Lavid) juntamente com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que busca soluções tecnológicas para a melhoria da formação em saúde, assim como da assistência em saúde.

Uma infraestrutura será montada no auditório do Hospital Universitário, para a transmissão de cirurgias, fazendo uso de imagens de alta definição. Esta ação vem ao encontro da crescente necessidade de usar a tecnologia da informação (TI), com vistas à melhoria da formação de recursos humanos em saúde e na atenção à saúde. Trata-se de um cenário onde o desenvolvimento tecnológico está nos levando a buscar soluções cada vez mais eficientes na relação custo-benefício. Os consumidores, neste caso universidades e hospitais universitários, são cada vez mais exigentes e esperam inovação que impliquem em custos menores e maior qualidade.

Para o Gerente de Ensino e Pesquisa do HULW, Ângelo Melo, “com a infraestrutura instalada no estado da Paraíba através da Rede Metropolitana e da Rede Paraibana de Alto Desempenho, além do ponto de presença da RNP na UFPB, acredita-se que este é um passo importante para o uso efetivo da telemedicina em nossa região”.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here