Hospital Santa Isabel utiliza música para estimular recuperação de pacientes

    0

    “Não tem como não ficar emocionada vendo a reação do paciente”. A afirmação é de Luzia Rodrigues, que acompanha o irmão internado no Hospital Municipal Santa Isabel (HSMI). Na unidade há quatro meses, ele é um dos beneficiados com o projeto da equipe de musicoterapia da unidade. “Ele quase não fala mais com a gente, mas se movimenta quando a equipe de música chega. É a hora que ele esquece que já está aqui no hospital há quatro meses”, ressaltou.

    Sempre às terças-feiras, no período da tarde, profissionais de diversas áreas do hospital se reúnem para levar música, reflexão e alegria às enfermarias e aos corredores da unidade hospitalar. O trabalho é coordenado pela médica generalista do HSMI, Daniela Bizetti.

    “A musicoterapia é um tratamento diferenciado, que faz bem não só ao paciente, mas pra toda equipe. Eu me sinto realizada em poder contribuir um pouquinho com a fé e a esperança dos usuários por meio da música, que faz bem. Alguns pacientes assim que me veem já perguntam se vai ter música”, afirma a médica. As atividades envolvem cerca de vinte profissionais do hospital, entre recepcionistas, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros e técnicos. Acompanhados pelo violão da médica Daniela Bigetti, eles cantam sucessos religiosos e seculares da música brasileira.

    “É comprovado, cientificamente, que a música colabora no tratamento. Percebemos uma diminuição no estresse, já que os pacientes ficam mais relaxados. É como se fosse uma pausa na hospitalização e nas preocupações. A maioria canta junto e até aqueles que não conseguem cantar, interagem de alguma forma, seja balançando o pé, a mão ou a cabeça. E a música faz bem também ao acompanhante, que canta e se emociona”, enfatiza a psicóloga do HMSI, Virginia Marinho.

    A dona de casa Maria do Carmo Fernandes foi até o Hospital Santa Isabel para visitar uma amiga internada e se surpreendeu com o trabalho da equipe de musicoterapia. “É lindo! Eles estão reanimando e trazendo vida para quem está aqui. O ambiente fica mais leve. Estão todos de parabéns”, disse. Hospital Municipal Santa Isabel – Para ter acesso aos serviços oferecidos no Hospital Santa Isabel, o usuário deve ser encaminhado pela rede municipal de Saúde. O HMSI realiza cirurgias eletivas de médias e altas complexidades, assistência às doenças cardiológicas e assistência às doenças renais crônicas. A unidade tem como público alvo os usuários adultos, sendo referência para as consultas ambulatoriais, procedimentos cirúrgicos e urgências cardiológicas.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here