Hospital de Trauma de Campina lança campanha de prevenção de queimaduras

0

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, lança nesta segunda-feira (6), por meio do setor de Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ), a 13ª Campanha de Prevenção às Queimaduras, que tem como slogan “Queimadura: O descuido dura um instante. As marcas permanecem toda uma vida”.O evento acontecerá às 10h, no auditório da escola Panorama, localizada na Avenida Almirante Barroso, 2216, bairro do Cruzeiro.

A mobilização, que segue até o dia 30 deste mês, tem o objetivo de reduzir o número de pessoas queimadas neste período de festas juninas e sensibilizar a população sobre os cuidados para evitar acidentes. Uma série de palestras será realizada em escolas da cidade. No primeiro dia do evento, 6 de junho, será na Escola Panorama, às 10h. No dia 8, às 8h e às 14h, no Colégio Carmela Veloso, em Bodocongó; dia 9, às 10h30 e 16h30, Escola Estadual Argemiro de Figueiredo, no Catolé; e no dia 10, às 10h, a palestra será ministrada na Escola Santo Antônio, bairro de Santo Antônio.

A abertura da campanha coincide com o Dia Nacional da Luta contra a Queimadura. Segundo a Sociedade Brasileira de Queimados, o país registra 1 milhão de acidentes por ano e 30% das vítimas são crianças.

De acordo com a médica Isis Lacerda, em época junina os acidentes com fogos e fogueiras tornam-se responsáveis por cerca de um terço dos atendimentos na Unidade de Queimados. A maior quantidade de queimaduras acontece nos dias 12, 23 e 28 de junho, respectivamente, vésperas dos dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, quando o nordestino mantém a tradição de acender fogueiras e fogos de artifício.

Durante o mês de junho do ano passado, a Unidade de Queimados do Trauma atendeu 76 pacientes. Desse total, 23 pessoas foram atendidas com ferimentos causados por fogos e fogueiras, sendo 14 crianças na faixa etária de zero a 12 anos.

O Hospital de Emergência e Trauma é o único em Campina Grande que possui uma Unidade de Queimados com atendimento ambulatorial e hospitalar atendendo a população do compartimento da Borborema. No setor para esse atendimento especializado, a instituição conta com uma equipe de seis cirurgiões plásticos, seis enfermeiros, 13 técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas. O telefone da unidade hospitalar para mais informações é o 3310-5850 – Ramal 5906.

Dicas – A coordenação da Campanha orienta os pais a tomarem alguns cuidados para evitar que a festa termine em tragédia. Em caso de queimaduras, os pais devem evitar utilizar medicamentos sem consulta médica e, constatado o problema, o ideal é procurar imediatamente o Hospital de Trauma.

Segundo os médicos, não deve ser aplicado creme dental, café, açúcar, vinagre ou outro produto similar, pois isso agrava o ferimento.

 

Confira alguns cuidados para curtir o São João com segurança

• Não segure os fogos de artifício com as mãos.

• Nunca transporte fogos nos bolsos.

• Não permita que crianças adquiram fogos de artifício.

• Prenda o rojão em uma armação, em uma cerca ou em um muro, e não fique próximo na hora de acender.

• Não tente reacender fogos que falharem.

• Dispare os fogos somente ao ar livre, um de cada vez, e veja se não há substâncias inflamáveis ou redes elétricas nas proximidades.

• Tenha sempre um recipiente de água por perto para colocar os foguetes já usados ou aqueles que falharam, para não haver riscos de novas explosões.

• Confira sempre o certificado de garantia do foguete.

• Nunca associe bebida alcoólica ao uso de fogos.

  

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here