Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral

O mundo voltado hoje para o combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Alimentação equilibrada e atividade física ajudam a controlar os riscos. Na Paraíba quatro pessoas morrem por dia vítima de AVC. Este ano a doença já matou 912 paraibanos. Os dados são do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), da Secretaria de Estado da Saúde. No período de 2009 a 20013 ocorreram no estado 8.526 mortes por AVC, uma média de 1.700 óbitos por ano.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, por ano, 17 milhões de brasileiros são afetados com as cardiovasculares e por ano morrem cerca de 300 mil brasileiros vítimas dessas doenças, uma morte a cada dois minutos. As doenças frequentes são o infarto e o AVC, que matam 100 mil pessoas por ano.

O AVC ou derrame é causado por entupimento ou pela interrupção do fluxo do sangue nas artérias do sistema nervoso central, geralmente por formação de coágulo que é o  AVC isquémico, responsável por 85% dos casos. Já o AVC hemorrágico acontece devido o rompimento de uma artéria ou vaso sanguíneo.

Os fatores de risco para AVC são os mesmos que provocam o infarto: hipertensão arterial, colesterol elevado, fumo, diabetes, histórico familiar, ingestão de álcool, vida sedentária, excesso de peso e estresse.  A maioria dos casos de AVC afetam pessoas acima de 70 anos de idade mas há casos de pessoas mais jovens também afetadas pelas doenças cardiovasculares.