Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral

    1

    O mundo voltado hoje para o combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Alimentação equilibrada e atividade física ajudam a controlar os riscos. Na Paraíba quatro pessoas morrem por dia vítima de AVC. Este ano a doença já matou 912 paraibanos. Os dados são do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), da Secretaria de Estado da Saúde. No período de 2009 a 20013 ocorreram no estado 8.526 mortes por AVC, uma média de 1.700 óbitos por ano.

    De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, por ano, 17 milhões de brasileiros são afetados com as cardiovasculares e por ano morrem cerca de 300 mil brasileiros vítimas dessas doenças, uma morte a cada dois minutos. As doenças frequentes são o infarto e o AVC, que matam 100 mil pessoas por ano.

    O AVC ou derrame é causado por entupimento ou pela interrupção do fluxo do sangue nas artérias do sistema nervoso central, geralmente por formação de coágulo que é o  AVC isquémico, responsável por 85% dos casos. Já o AVC hemorrágico acontece devido o rompimento de uma artéria ou vaso sanguíneo.

    Os fatores de risco para AVC são os mesmos que provocam o infarto: hipertensão arterial, colesterol elevado, fumo, diabetes, histórico familiar, ingestão de álcool, vida sedentária, excesso de peso e estresse.  A maioria dos casos de AVC afetam pessoas acima de 70 anos de idade mas há casos de pessoas mais jovens também afetadas pelas doenças cardiovasculares.

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here