Hemocentro inicia campanha de doação em comemoração ao Dia da Mulher

    0

    Em comemoração ao mês da mulher, o Hemocentro da Paraíba está iniciando a Campanha de Doação Feminina 2015 e terá, no período de 6 até 31 de março, uma programação especial voltada a esse público. Durante todo o mês, serão realizadas várias ações, como acolhimento às doadoras com música ambiente, apresentação de vídeos educativos, atividade laboral com os doadores, além do oferecimento de lanche especial e distribuição de brindes.

    De acordo com a Chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, do universo de doadores de sangue da Hemorrede da Paraíba (mais de 200 mil), aproximadamente 20% são mulheres. Esse percentual está abaixo da meta proposta pelo Ministério da Saúde a todos os Hemocentros, que é de 30%.

    Com o slogan ‘Mulher, quando você doa sangue a vida se multiplica’, a Campanha de Doação Feminina 2015 tem por objetivo estimular as mulheres a se tornarem doadoras, contribuindo assim para o aumento do estoque de sangue e do número de voluntárias. “Nesse mês de março, aproveitando que a mulher é a grande homenageada pelo seu dia, estamos lançando essa campanha de doação feminina, estimulando as mulheres a doar sangue e quebrar tabus e preconceitos”, disse a diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira.

    A diretora lembrou que a falta de informação compromete a doação feminina. “Muitas pessoas pensam que as mulheres não podem fazer doação, mas a única diferença em relação aos homens é que elas precisam de um intervalo maior de tempo entre as doações. Enquanto o homem precisa de, no mínimo, dois meses, a mulher precisa de três. Elas só não podem doar se estiverem gestantes ou amamentando”, explicou.

    Coletas externas – Outra ação que estará sendo realizada durante todo esse mês são as coletas externas. Nessa quarta-feira (4), o serviço aconteceu na construtora Solar de Tambaú; nesta quinta-feira (5), será no município de Gurjão; na sexta-feira (6), na Unidade de Saúde da Família do Alto do Mateus; no sábado (7), no município de Cabedelo; na terça-feira (10), no município de Capim; na quarta-feira (11), na Facene; na sexta-feira (13), em Mamanguape; no sábado (14), no Mercado Público de Mangabeira; na quarta-feira (18), no Posto de Saúde da Família de Cruz das Armas; no sábado (21), no município de Lucena; na segunda-feira (23), na UFPB; na quarta-feira (25), no Grupo Mãos Estendidas (Mangabeira IV) e no sábado (28), no município de Sapé. As coletas externas são realizadas no horário das 8h às 17h.

    Condições para ser doador de sangue

    – Ter idade entre 16 e 67 anos, 11meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal)

    – Pesar acima de 50 quilos.

    – Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas.

    – Estar alimentado, dando intervalo de duas horas após o almoço.

    – Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.

    – Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

    – Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarréia.

    – Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

    – Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

    – Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.

    – Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

    As pessoas interessadas em doar sangue e que precisarem tirar qualquer dúvida como também marcar uma coleta externa podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here