Helô Pinheiro mostra treino que a faz manter a boa forma aos 71 anos

Musa inspiradora dos grandes Tom Jobim e Vinícius de Moraes, Helô Pinheiro, a eterna “Garota de Ipanema”, comemora nesta quinta-feira, 7, 71 anos (sim, acredite se quiser, 71 anos!). Para oEGO, a “menina que vem e que passa” mostrou o segredo para manter em ótima forma o corpo de 1,70 de altura com 55 kg: muita malhação e aulas de dança.

“Quando eu era jovem eu fazia muitos esportes, jogava vôlei, raquete de praia. A academia veio depois, e a dança foi um retorno a algo que eu gostava desde a infância, quando fazia balé. Minha genética é boa, sempre fui magra, mas malhar me ajuda em muita coisa, fortalece e dá energia para o dia a dia”, conta ela entre um exercício e outro. “E tudo que a gente faz para o corpo reflete na mente. Minha mãe teve Alzheimer e a dança me ajuda a desenvolver o cérebro e minimizar qualquer risco futuro sobre isso.”

Sem rodeios e com seu habitual bom humor, Helô não esconde que, embora feliz com o que vê no espelho, adoraria que o tempo parasse nos dias atuais.

“Escuto muito de várias mulheres que elas querem chegar como eu na minha idade. É um elogio, mas também vejo que estou velhinha mesmo, né? (risos). É um elogio dúbio (risos). Acho que tenho um corpo harmônico, mas sei que a passagem do tempo é cruel, a musculatura do corpo vai cansando e vamos tendo que deixar de fazer coisas que gostamos. Eu não gostaria de envelhecer. Gostaria de ter chegado aos 70 e ficar por aqui, não avançar mais na idade”, sonha ela, que garante ter feito apenas uma plástica: “30 anos atrás coloquei silicone e só. Hoje me cuido na academia e com tratamentos estéticos.”

Energia para brincar com Rafaella Justus
Casada há 50 anos com o empresário Fernando Pinheiro, ela conta que, independente de como esteja, o marido a enche de elogios. “Eu não me preocupo, pois ele sempre me elogia muito. Do jeito que estou, com ou sem maquiagem, ele diz que estou linda. Não me preocupo com isso não, mas sim com o público que gosta de me ver arrumadinha” diz ela, que com Fernando teve quatro filhos: Kiki, Fernando, Jô e a apresentadora Ticiane Pinheiro. “Malho também para ter disposição para brincar com meus netos, entre eles a Rafinha (Rafaella Justus, filha de Ticiane com o apresentador Roberto Justus), que está em uma fase ótima.”

Passado de dificuldades inclui assédio e perda de fortuna
Helô também aproveita o dia do aniversário para fazer um balanço da vida. Com mais de 50 de carreira na TV – entre trabalhos como modelo, atriz e apresentadora -, ela se diz satisfeita por ter construído uma carreira sólida e respeitada. “Sei que as pessoas me olham e veem uma mulher batalhadora, apaixonada pela própria família e pela vida. Mas já passei por algumas situações desagradáveis na vida também. Já tive agência de modelo e recebíamos propostas para que eu fosse encontrar empresário tal. Isso me magoava. Achava que estava ali para trabalhar como modelo, não para fazer algo além disso e que não era da minha profissão A gente se sentia objeto e se pergunta se estava sendo vulgar. Mas, com o tempo, falando muito na família, acomodaram e respeitaram”, relembra.

Helô Pinheiro  (Foto: Rafael Cusato / EGO)
Helô Pinheiro durante aula de dança
(Foto: Rafael Cusato / EGO)

Além disso, Helô lembra o momento em que foi responsável por pagar a maior parte das contas de casa quando ela e o marido enfrentaram problemas financeiros. “Meu marido era um cara rico, que tinha situação de vida boa, de repente ele perdeu tudo e vi que eu tinha que colocar pedra por pedra para reconstruir o nosso castelo. A gente sente isso, mas quando a gente se vê vitoriosa com tudo que conquistamos, isso também é motivo de alegria e orgulho”, reflete.

Sonho de ter sua história contada no cinema
Superados os problemas, ela quer mais. Atualmente atuando principalmente como empresária (ela tem uma loja em Ipanema, no Rio, e assina uma linha de roupas), Helô sonha ter sua história contada em um filme. “Quero que seja como em ‘Titanic’, eu sentada relembrando tudo. E a Tici seria a protagonista dessa história. Sigo com a vontade, seria coroar com êxito tudo que vivi”, diz ela, sem esquecer do desejo de voltar a comandar um programa de TV. “Estou com 71 anos com planos para pelo menos mais 71 (risos)“.

Agradecimento: Academia Bodytech do shopping Eldorado (Av. Rebouças, 3970 – 2001 – Pinheiros, São Paulo – SP – (11) 2197-7333

Helô Pinheiro  (Foto: Rafael Cusato / EGO)
Helô Pinheiro comemora nesta quinta-feira, 7, 71 anos (Foto: Rafael Cusato / EGO)
Helô Pinheiro  (Foto: Rafael Cusato / EGO)
Helô Pinheiro durante aula de dança (Foto: Rafael Cusato / EGO)
Helô Pinheiro  (Foto: Rafael Cusato / EGO)
Helô Pinheiro faz aula com a professora Regina Calil (Foto: Rafael Cusato / EGO)
Helô Pinheiro  (Foto: Rafael Cusato / EGO)
Helô Pinheiro e Regina Calil (Foto: Rafael Cusato / EGO)
Helô Pinheiro  (Foto: Rafael Cusato / EGO)
A animada turma da aula de dança de Helô Pinheiro (Foto: Rafael Cusato / EGO)
Helô Pinheiro  (Foto: Rafael Cusato / EGO)
Além de dançar, Helô faz musculação na academia (Foto: Rafael Cusato / EGO)
Helô Pinheiro  (Foto: Rafael Cusato / EGO)
A eterna Garota de Ipanema mostra elasticidade (Foto: Rafael Cusato / EGO)
Helô Pinheiro  (Foto: Rafael Cusato / EGO)
Aos 71 anos, Helô conta que está feliz com o corpo… (Foto: Rafael Cusato / EGO)
… porém, não nega que adoraria não passar dos 70 anos. (Foto: Rafael Cusato / EGO)
Helô Pinheiro  (Foto: Rafael Cusato / EGO)
Helô Pinheiro se exercita na esteira (Foto: Rafael Cusato / EGO)
As informações são do EGO.