Helicóptero ‘Acauã’ decola em 2 minutos e chega ao destino em 5 ou 7 minutos

    0

    O Grupo Tático Aéreo (GTA), da Secretaria de Segurança e Defesa Social do Estado da Paraíba, segue em suas missões diárias no helicóptero ‘Acauã’. Em menos de dois meses de atuação já realizou dezenas de operações policiais. “O ‘Acauã, uma vez acionado pelo Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), leva apenas dois minutos para decolar e sete minutos para chegar ao local mais distante aqui no Litoral”, revela o coronel Pontes.

    O GTA é composto por 10 policiais da PM, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil, incluindo oficiais militares. Em média a aeronave realiza duas horas de voo por dia e em linha reta pode voar até Fortaleza, capital do Ceará ou ir à cidade de Patos e voltar, sem precisar abastecer, revela o coronel PM José Erivaldo de Pontes, comandante do GTA.

    A base do Grupo Tático Aéreo é no Aeroclube da Paraíba e o combustível utilizado no helicóptero ‘Acauã’ é querosene. Dois caminhões-tanque estão sendo adquiridos para abastecer a aeronave em outras regiões do Estado. Os integrantes do Grupo Tático Aéreo foram formados em Minas Gerais a partir de 2003 e hoje estão em formação no estado de Minas dois pilotos e quatro tripulantes estão em curso no Ceará.

    A autonomia de voo do helicóptero é de 3,5 horas. A altitude mínima de segurança numa operação depende da área de atuação. Na orla a aeronave pode baixar até 200 pés, o equivalente a 50 metros de altura. Mais duas aeronaves estão para ser adquiridas e terão bases em Campina Grande e Patos.

    Em recente transferência de presos da Paraíba para um presídio federal em outro estado o ‘Acauã’ foi utilizado para dar cobertura no trajeto do comboio do presídio até o aeroporto. O coronel Pontes destaca que para essa missão o helicóptero foi solicitado ao Governo da Paraíba pelo Ministério da Justiça por meio da Polícia Federal. A chamada ‘Operação Marte’ ocorreu na terça-feira, 14 de outubro e os três apenados foram transferidos para a Penitenciária Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul (MS).

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: redacao@paraibaja.com.br

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here