Governo promove formação para conselheiros regionais do Orçamento Democrático

    0

    As peças orçamentárias foram o tema principal da formação para conselheiros do Orçamento Democrático Estadual (ODE). A oficina foi realizada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças, por meio da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático, nessa quarta-feira (11), na cidade de Sousa. O evento reuniu 80 conselheiros das regiões de Princesa Isabel, Catolé do Rocha, Itaporanga, Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras, e aconteceu no Centro de Formação e Treinamento de Professores.

    Subsidiado pela empresa Technologic Information Faculdades (TI Faculdades), o curso abordou temáticas sobre o Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA) e Lei de Responsabilidade Fiscal.

    O secretário Executivo do OD Estadual, Gilvanildo Pereira, destacou a importância do evento. “Essa formação, que iniciamos hoje e que será contínua, tem o objetivo de qualificar e empoderar os conselheiros no que diz respeito ao orçamento público. Saímos daqui certos de que o caminho para o desenvolvimento da Paraíba, parte também da troca de experiências e da socialização de informações inerentes a toda população”, disse Gilvanildo.

    O secretário ainda informou que a formação para os Conselheiros será dividida em módulos, abordando outras temáticas como Controle Social, Gênero, Diversidade e Relações Interpessoais, e que todas as regiões serão contempladas com este processo.

    Para a conselheira de Catolé do Rocha (8ª Região), Joelma Pereira, que representou os demais conselheiros na mesa de abertura, a formação foi mais uma oportunidade que o Orçamento Democrático proporcionou aos conselheiros. “Nós agradecemos a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento dos gastos públicos do governo, e assim, termos mais ciência de como podemos contribuir nas nossas reivindicações. A formação aumenta nossa capacidade de conhecimento”, comentou Joelma.

    Os conselheiros participaram de trabalhos em grupos. “A Formação foi um momento de troca de experiências e de fortalecimento da cidadania, enriquecendo o conhecimento de cada um de nós presentes. A proposta do curso foi positiva e tenho a convicção de que os conselheiros retornarão para às suas regiões satisfeitos com o que foi trabalhado aqui”, disse Luciano Alves, representante da TI Faculdades.

    Silvania Santos, que também é educadora da TI Faculdades, fez a sua avaliação. “Pude perceber, através dos depoimentos dos conselheiros, a importância de se debater essas temáticas, por inseri-los no contexto das peças orçamentárias, como ponto chave para seus trabalhos em suas comunidades. A iniciativa foi de grande valia”, observou.

    Esse mesmo módulo do Curso de Formação para Conselheiros será realizado no próximo dia 24/03, na cidade de Alagoa Grande e 26/03, com os conselheiros da Grande João Pessoa.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here