Governo lança conjunto de ações de combate à dengue e à chikungunya

    0

    O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lança, neste sábado (7), em toda a Paraíba, o Dia D + 1, um conjunto de ações que tem como objetivo o combate à dengue e à chikungunya, ambas transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. O evento contará com caminhadas, palestras em escolas e em Unidades de Saúde da Família (UFS), distribuição de panfletos e divulgação na mídia para esclarecer a população. A coordenação do evento é da Gerência Executiva de Vigilância e Saúde, em parceria com os municípios e as Gerências Regionais de Saúde.

    Para a mobilização, a SES está disponibilizando carros de som para 53 municípios com alto risco de infestação, de acordo com o resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa/LIA); spot para rádio, veiculado pela Rádio Tabajara em dois períodos: de 1 a 13 e de 23 a 27 de fevereiro; faixas para todos os 223 municípios; um milhão de panfletos; 2.100 camisas para as 12 Gerências Regionais de Saúde e 40 outdoors, sendo 15 para a grande João Pessoa; 10 para Campina Grande; cinco para Patos; cinco para Sousa e cinco para Cajazeiras. Os outdoors ficarão expostos no período de 9 a 22 de fevereiro.

    Para a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega, o principal objetivo desta ação é trazer a população para se envolver na luta contra o mosquito. “Temos que envolver a sociedade nas ações governamentais para conseguirmos sucesso no combate, de forma mais eficiente, aos focos do mosquito que transmite a dengue e chikungunya. As famílias devem monitorar e eliminar os possíveis locais que acumulam água. Os gestores municipais estão sendo orientados a realizar mutirões de limpeza, pois o lixo acumulado também influencia na proliferação do mosquito”, afirmou.

    Renata Nóbrega destacou ainda que a sociedade civil organizada (igrejas, sindicatos, associações comunitárias, etc), também está sendo convocada a participar dessa “luta” contra o Aedes Aegypti.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here