Governo do Estado realiza reunião de planejamento da Caravana do Coração

0
122
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesta sexta-feira (5), no Espaço Cultural, uma reunião de planejamento da V Caravana do Coração. Na ocasião, a presidente da ONG Círculo do Coração, Sandra Mattos, apresentou o projeto, fez um resumo das caravanas anteriores e falou da proposta para este ano.  Estiveram presentes representantes da ONG Círculo do Coração, da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba e secretários de saúde dos 13 municípios por onde a caravana vai passar.
A Caravana do Coração deste ano será realizada no período de 26 de junho a 8 de julho, e vai passar pelos municípios de Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Campina Grande, Picuí, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape. Estes municípios sede receberão uma equipe de profissionais voluntários para realização de atendimentos a usuários do SUS referenciados pelos demais municípios das regiões de saúde da Paraíba.
“A caravana deste ano vem com um diferencial. Além das crianças com cardiopatias congênitas e das com microcefalia que estão sem acompanhamento, este ano estaremos ampliando o atendimento para captar 250 gestantes em cada cidade. A nossa expectativa é de que possamos ultrapassar os números do ano passado, já que os números de cada nova caravana sempre nos surpreendem de uma maneira muito positiva”, disse a gerente executiva de Atenção à Saúde da SES-PB, Patrícia Assunção.
A presidente da ONG Círculo do Coração, Sandra Mattos, destacou que a ideia é beneficiar pacientes de toda a Paraíba. “Para uma maior abrangência, dividimos os pacientes entre as regionais, de acordo com o número de pacientes de cada cidade e critérios que ainda estamos definindo e organizando. A nossa ideia é beneficiar pacientes de todo o estado, não somente dos 13 municípios por onde vamos passar”, disse.
O Projeto – A Caravana do Coração começou a partir da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP – PB). É uma ação do Governo do Estado da Paraíba em parceria com a ONG Círculo do Coração considerada divisor de águas, nas áreas cardiológica e pediátrica.
A primeira edição do Projeto foi realizada em 2013, quando foram visitados oito municípios paraibanos e atendidos pouco mais de 500 pacientes. A segunda e a terceira edições, realizadas em 2014 e 2015, cobriram 13 municípios e asseguraram o atendimento de mais de 1.000 pacientes, cada. Nessas Caravanas, os profissionais de saúde percorrem mais de 1.800 km.
Realizada em julho de 2016, a IV Caravana do Coração registrou, em 13 dias, 10.793 procedimentos, beneficiando 1.908 pacientes (1.349 crianças, 241 gestantes e 318 adultos), de 176 municípios paraibanos.
Na ocasião, foram encaminhados 100 pacientes para avaliação genética por suspeita de microcefalia. Destes, 53 tiveram confirmação da microcefalia e 29 apresentaram outras malformações (síndromes genéticas). Os demais pacientes não apresentaram malformações. Além desses, ainda foram identificados 11 fetos com anomalias que podem estar relacionadas ao vírus Zika.
O Projeto ganhou o prêmio de melhor trabalho multidisciplinar no 24º Congresso Brasileiro de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, concorrendo com mais de 300 trabalhos inscritos. O evento ocorreu em novembro de 2016, em Belo Horizonte (MG).
Sandra Mattos destacou a importância da premiação. “É, antes de tudo, um reconhecimento ao pioneirismo desenvolvido pelo Governo da Paraíba em uma área tão importante, que é a cardiologia pediátrica. A Paraíba tem toda uma rede, algo único no Brasil. Em segundo lugar, é um estímulo para que cada vez mais a parceria do Governo do Estado com o Círculo do Coração se fortaleça”, observou.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here