Governo do Estado discute ações e projetos da agropecuária paraibana

    0

    O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), realizou nessa sexta-feira (13), no Auditório Ariano Suassuna, anexo ao Tribunal de Contas, um evento que discutiu ações e projetos do setor agropecuário, com o tema “Cenário Atual e Perspectivas para o Agronegócio: o Contexto do Nordeste”.

    No evento, o secretário da Sedap, Rômulo Montenegro, apresentou um levantamento de dados atuais referentes à agropecuária da Paraíba, a exemplo da produção de mamão papaia, cana de açúcar e forragens para alimentação de bovinos, caprinos e ovinos, além de ações presentes que contemplam todas as regiões do Estado.

    Foram apresentadas ainda as metas e as propostas de como realizá-las através da consolidação dos programas atuais e em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), na execução e fomento das atividades e cadeias produtivas como: pecuária, hortifrutis, cana de açúcar e derivados, grãos e forragens e pesca e aquicultura. As metas têm como foco a comercialização e o mercado aberto.

    O secretário de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, João Azevedo, apresentou os avanços feitos pelo Governo do Estado no canal das vertentes litorâneas, que também é conhecido como Canal Acauã-Araçagi, que, segundo o secretário, quando concluído beneficiará cerca de 600 mil pessoas na Paraíba. A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2),  que vai passar por 11 cidades, levando  água para o consumo humano, para uso industrial como também  para projetos de irrigação em 38 municípios da mesorregião da Borborema.

    O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, também participou do evento. Ele parabenizou o secretário Rômulo e disse que o Governo da Paraíba sai na frente com grandes projetos que beneficiam a agricultura. “O Brasil é uma potência mundial na agricultura. Nós temos oportunidades reais que se apresentam no agronegócio, agroenergia e segurança alimentar. Temos tecnologia, terra e gente. Comida garante paz e o nosso compromisso é mostrar ao mundo que somos capazes. A agricultura vai alavancar o crescimento e o desenvolvimento do Brasil”, enfatizou Roberto Rodrigues.

    O arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, também esteve presente, assim como secretários de agricultura e representes dos estados do Rio Grande do Norte, Alagoas, Pernambuco, Piauí e Ceará, da iniciativa privada e de várias secretarias e órgãos do governo estadual.

    “Esse é o primeiro evento para o diálogo público com a sociedade. Um debate importante para podermos fazer os ajustes necessários e incorporar uma agenda positiva para o agronegócio do nosso estado e da região Nordeste”, finalizou o secretário Rômulo Montenegro.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here