Governo distribui 2 milhões de preservativos no Carnaval

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), aumentou para 2 milhões o número de preservativos que serão distribuídos no período do Carnaval. Os preservativos começaram a ser distribuídos na abertura do Folia de Rua 2015. Segundo a gerente operacional de DST/AIDS e Hepatites Virais, Ivoneide Lucena, além da distribuição de camisinhas, a SES está trabalhando em parceria com o Hospital Clementino Fraga, realizando testes rápidos.

“A nossa equipe, junto com o pessoal do Clementino Fraga, realizou testes rápidos durante toda a tarde na abertura da folia. Infelizmente, sempre que realizamos os testes aparece algum diagnóstico reagente para HIV, e dessa vez não foi diferente: uma pessoa recebeu esse diagnóstico. Essas ações são importantes, pois muitas vezes as pessoas não procuram um serviço de saúde, mas quando está em um local e vê o serviço sendo ofertado, acaba fazendo e, muitas vezes, recebendo o diagnóstico de uma doença que não sabia que tinha”, disse Ivoneide.

Ela ressaltou também a importância da distribuição de preservativos no período carnavalesco. “É importante que a camisinha chegue nesses espaços, porque a presença da camisinha muda a prática, muda a atitude da pessoa. Muitas vezes não trazem na bolsa ou carteira, mas se lá, na festa, as pessoas têm acesso ao preservativo, elas não abrem mão dele”, completou.