Governo comemora Dia da Água com mobilização sobre o uso racional

    0

    O Governo do Estado vai comemorar o Dia Mundial da Água neste domingo (22), com uma mobilização em defesa do uso racional, que inclui caminhada, passeio ciclístico e café da manhã. As atividades começam às 6h30, quando os ciclistas sairão do Busto de Tamandaré em direção à lagoa do Parque Solon de Lucena.

    A concentração da caminhada acontecerá em frente ao estacionamento do supermercado Pão de Açúcar, na Avenida Epitácio Pessoa. O início do passeio em direção Busto de Tamandaré está programado para às 7h. “Vamos fazer uma mobilização, inclusive com panfletagem, com o intuito de chamar a atenção da população para a nossa situação hídrica. Muitas pessoas estão sem água no Sertão e no Litoral, mesmo com reservatórios cheios, não podemos permitir o desperdício”, disse o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), João Fernandes da Silva.

    Na calçada da praia de Tambaú, além do café da manhã oferecido às pessoas que participarem da mobilização, serão disponibilizados serviços de saúde como aferição da pressão arterial e teste de glicose. “Também contaremos com uma equipe da Funasa, que vai mostrar como são feitos os testes para avaliar a qualidade da água”, acrescentou o diretor de Acompanhamento e Controle da Aesa, Porfírio Catão.

    Programação

    A partir desta segunda-feira (23), a programação, que começou quinta-feira (19) com um debate no Campus I do IFPB em João Pessoa, abrangerá outras cidades. Na Escola Municipal João Paulo II, em Bananeiras, a partir das 9h, haverá uma visita aos locais de interesse do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, além de atividades de Educação Ambiental. Ainda na segunda-feira, a partir das 8h, na Escola Municipal Professor Manoel de Sousa Oliveira, em Patos, serão realizadas atividades de educação ambiental e cultural.

    Na terça-feira (24), às 8h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Emília Valença, em Caaporã, será exibido o filme “A lei da água”, seguido por um debate. Na quarta-feira (25), das 6h30 às 15h, haverá visitas às obras do Canal Acauã-Araçagi, com a participação dos membros do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e do Litoral Sul. No mesmo dia, na Escola Estadual Monsenhor Odilon Alves Pedrosa, no município de Sapé, das 8h ao meio-dia, vai ser realizada uma palestra sobre qualidade da água.

    Na sexta-feira (27), na Sala de Multimídia do Colégio Estadual da Prata, em Campina Grande, a partir das 8h, será exibido o filme “A lei da água”, seguido por um debate. No mesmo dia, das 14h às 17h, membros do Comitê da Bacia Hidrográfica da Paraíba farão uma visita ao Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão.

    A programação da Semana da Água é desenvolvida por várias secretarias e órgãos do Governo do Estado. Participam do evento: Secretaria de Infraestrutura, Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e da Tecnologia, secretarias da Saúde e Educação, Aesa, Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa), Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), além dos Comitês de Bacias Hidrográficas e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here