Governo assegura acesso a água potável com distribuição de filtros em comunidades quilombolas

0

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), está dando continuidade ao Programa Viva Água, que visa assegurar a saúde da população que não tem a acesso à água potável, e entregou nesse sábado (13) mais 120 filtros cerâmicos nas Comunidades Quilombolas de Terra Nova e Contendas, pertencentes ao município de São Bento, no Sertão do Estado.

Iniciado no ano passado, dentro do Plano Emergencial de Enfrentamento à Estiagem, o Programa Viva Água distribuiu 10 mil filtros cerâmicos para as famílias da zona rural dos municípios que estão enfrentando o problema da estiagem. Este ano já foram entregues cerca de 2.700 filtros, de uma meta de 9.400 para este ano.

A cidade de São Bento também já foi beneficiada com a construção e entrega de 530 cisternas, sendo 466 (1ª água) com capacidade para 16 mil litros de água para beber. E outras 64 cisternas (2ª água) com capacidade de armazenamento de 50 mil litros, para consumo doméstico e dos animais.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos de Meneses, lembrou que São Bento é uma cidade abençoada por ter um povo empreendedor. “Sei como é difícil fazer dessa terra uma terra empreendedora, com o maior polo de fabricação de redes do Estado, que tem uma gestão comprometida com a assistência, fazendo política para quem mais precisa”, afirmou.

Cida Ramos também reafirmou os compromissos do Governo para a região local. “Já são mais de 530 cisternas entregues. Hoje entregamos algo que parece simples, mas que faz muita diferença para a saúde das pessoas. Na semana que passou, estive reunida com o prefeito Jarques Lúcio e com a secretária municipal de Assistência, Valeska, quando definimos a instalação de uma Casa Lar em São Bento, das três que instalaremos no Estado. E quero me comprometer que traremos também os Programas do Leite e o Cartão Alimentação”, anunciou a secretária.

O prefeito Jarques Lúcio disse que era uma honra receber Aparecida Ramos, a quem considera “pessoa do bem”. E destacou: “Sua presença é um marco para o município, por ser a primeira vez na história que o Poder Público vem à Terra Nova fora do período eleitoral. E a exemplo do governador Ricardo Coutinho, que tem trabalhado muito pelo Estado, também estamos trabalhando para que São Bento cresça e se desenvolva cada vez mais”.

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here