Governo abre Semana da Água nesta quinta-feira em João Pessoa

    0

    O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES) e da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), inicia nesta quinta-feira a programação da Semana da Água. A série de ações terá início às 9 h, com um debate no auditório do Campus I do IFPB, em João Pessoa, onde vão ser discutidas a importância das florestas para a produção e melhoria da qualidade da água. O calendário de atividades se estenderá até o próximo dia 27 e abrangerá oito cidades.

    De acordo com o chefe do Núcleo de Fatores Não Biológicos da SES, Emanoel Lira, os eventos têm por objetivo chamar a atenção da população para o problema hídrico que existe hoje no mundo. Além da Aesa, também participam dos eventos a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Secretaria de Estado da Educação (SEE), Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia (Seirhmact), Comitê da Bacia Hidrográfica da Paraíba (CBH/PB), Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) e Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Sul (CBH-LS)”.

    Na abertura, serão realizadas apresentações culturais e da programação da Semana em Defesa da Água 2015, exibição do filme ‘A lei da água’, e debate sobre o assunto. Durante o encontro, também serão apresentadas a situação hídrica dos principais reservatórios da Paraíba e as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para minimizar os efeitos da estiagem. “Nesta quinta, vamos começar exibindo um documentário e depois vamos discutir a relação do novo Código Florestal com a preservação da água e do solo. Depois, no domingo, faremos uma caminhada e um passeio ciclístico chamando a atenção das pessoas para necessidade do uso racional da água”, elencou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva, lembrando que o Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março.

    Programação –  No domingo (22), Dia Mundial da Água, a partir das 6h30, na Capital, será realizada uma caminhada, saindo do Supermercado Pão de Açúcar (Av. Epitácio Pessoa), com destino ao Busto de Tamandaré. Em seguida, acontecerá um passeio ciclístico, saindo do Busto de Tamandaré (Praia de Cabo Branco), seguindo para Lagoa (Parque Solon de Lucena), com retorno ao Busto, onde será servido um café da manhã. Ainda serão realizadas panfletagem, aferição de pressão arterial e teste de glicose. Além disso, haverá exposição do Laboratório Móvel da Funasa e apresentação da Banda da Polícia Militar.

    A partir da segunda-feira a programação abrangerá outras cidades: Bananeiras e Patos, no dia 23; Caaporã, dia 24; Itatuba, dia 25; Sapé, dia 26; Campina Grande e Boqueirão, dia 27. “Na próxima quarta-feira faremos uma visita técnica às obras do Canal Acauã-Araçagi e na sexta-feira da próxima semana realizaremos uma vistoria no Açude Epitácio Pessoa. Além disso teremos várias ações de educação ambiental realizadas em parceria com outros órgãos estaduais”, informou o diretor de Acompanhamento e Controle da Aesa, Porfírio Catão.

    Na segunda-feira (23), na Escola Municipal João Paulo II, em Bananeiras , a partir das 9h, será realizada uma visita aos locais de interesse do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, além de atividades de Educação Ambiental. Ainda no dia 23, a partir das 8h, na Escola Municipal Professor Manoel de Sousa Oliveira, em Patos, serão realizadas atividades de educação ambiental e cultural.

    Na terça-feira (24), as 8h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Emília Valença, em Caaporã, será exibido o filme ‘A lei da água’, seguido por um debate. Na quarta-feira (25), das 6h30 as 15h, serão realizadas visitas às obras do Canal Acauã-Araçagi. Participarão os membros do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e do Litoral Sul. No mesmo dia, na Escola Estadual Monsenhor Odilon Alves Pedrosa, no município de Sapé, das 8h ao meio-dia, será realizada uma palestra sobre qualidade da água.

    Na sexta-feira (27), na Sala de Multimídia do Colégio Estadual da Prata, em Campina Grande, a partir das 8h, será exibido o filme ‘A lei da água’, seguido por um debate. No mesmo dia, das 14h as 17h, membros do Comitê da Bacia Hidrográfica da Paraíba farão uma visita ao Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão.

    “Com toda esta programação, que tem o apoio de vários parceiros, pretendemos levar, ao conhecimento do público, medidas básicas para evitar o desperdício de água e se adotar o uso adequado para o consumo humano. E quando falo em água para o consumo humano não me refiro somente a de beber, mas também a de tomar banho, de escovar os dentes, de lavar utensílios domésticos, etc”, explicou Emanoel Lira.

    Dia Mundial da Água – O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. Na mesma data, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

    “A razão para a preocupação da ONU é porque pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) estão sendo contaminadas e poluídas pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema”, explicou Emanoel Lira.

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here