Governo abre inscrições para novos alunos do Prima em todos os polos

O Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima) abrirá inscrições para novos alunos a partir de 1º de março em todos os polos. De acordo com o maestro Alex Klein, gestor do projeto, a estimativa é que sejam inscritos mais 500 alunos. Atualmente, o Prima conta com 1.500 inscritos, distribuídos em 12 polos. Entre as cidades contempladas pelo projeto, além de João Pessoa, estão Patos, Itaporanga e Cajazeiras, no Sertão do Estado, e Guarabira, no Brejo. Há polos do Prima ainda em Campina Grande, Agreste paraibano, e em cidades como Bayeux e Santa Rita, Região Metropolitana da Capital.

Para fazer a inscrição, os alunos interessados devem procurar a escola onde funciona a coordenação do Prima. Alex Klein lembra que alunos da rede pública, seja municipal ou estadual, não precisam ter instrumento. “O Prima, como projeto de inclusão social, está de portas abertas aos alunos da rede privada também. No entanto, é necessário que eles tenham instrumento”, pontuou. As inscrições vão até o dia 30 de março.

Segundo o maestro Alex Klein, uma das novidades do Prima para este ano é com relação ao número de apresentações. Em 2014, foram realizadas 123 apresentações. Este ano, a expectativa é que sejam realizados cerca de 250 concertos, mais que o dobro. “O Prima é um projeto que, a cada dia, vem se expandindo, aumentando o número de talentos. O resultado dessa expansão é a ampliação no número de atividades, de forma a beneficiar ainda mais a comunidade com um espetáculo da melhor qualidade”, disse. “É uma forma de premiarmos a sociedade por ter aceitado o Prima de maneira tão espetacular. É motivador ver tanta emoção nos olhos dessas pessoas a cada apresentação”, acrescentou.

Outra novidade é que serão criados corais e bandas sinfônicas nos polos. “O nosso grande passo foi capacitar os alunos do Prima. Com essa capacitação, e com a compra de instrumentos feita pelo Governo do Estado, podemos superar o desafio de desenvolver cada polo do Prima de maneira igualitária, o que será permitido com a criação de corais e bandas sinfônicas”, destacou Alex Klein.

A exemplo do que aconteceu em dezembro, quando mais de 400 alunos se apresentaram no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, as cidades que receberão os dois grandes encontros deste ano já estão definidas. Serão contempladas Patos, no Sertão da Paraíba, e Campina Grande. A realização do concerto está prevista para maio e dezembro, respectivamente. “O número de participantes será equivalente, com o grande diferencial que haverá uma maior participação dos alunos do Sertão, outra maneira de promovermos o crescimento do Prima de forma igualitária, esteja o polo em João Pessoa ou em cidades mais distantes”, frisou.