Governador em exercício discute criação de museu e biblioteca em Umbuzeiro

    0

    A primeira agenda oficial do governador em exercício, Marcos Cavalcanti, foi uma audiência com o prefeito de Umbuzeiro, Thiago Pessoa, e o secretário de estado da Cultura, Lau Siqueira. O assunto da reunião, ocorrida no Palácio da Redenção, na manhã desta quarta-feira (22), foi a modernização da biblioteca da cidade, além da criação de um museu para preservar a memória dos ex-presidentes João Pessoa e Epitácio Pessoa e do jornalista Assis Chateaubriand.

    “Umbuzeiro é uma cidade muito importante no aspecto político e cultural da Paraíba. É a terra do presidente Epitácio Pessoa, do presidente João Pessoa e também do jornalista Assis Chateaubriand, que trouxe a televisão dos Estados Unidos para o Brasil”, argumentou Marcos Cavalcanti. “Há um acervo muito bom na cidade sobre essas personalidades e o prefeito deseja fazer um grande memorial”, completou.

    O governador em exercício determinou, durante a reunião, que algumas ações já fossem adotadas como resposta às solicitações do prefeito de Umbuzeiro. “O secretário de Cultura vai fazer uma visita a Umbuzeiro. O objetivo é verificar possíveis locais e assim começarmos um estudo para criar, em breve, o Museu da Cidade de Umbuzeiro e viabilizar ainda o reaparelhamento da biblioteca da cidade”, disse Marcos Cavalcanti.

    Além de agendar uma visita a Umbuzeiro para verificar a possibilidade de fundação do museu, o secretário de Cultura, Lau Siqueira, também vai levar outra novidade à cidade. “Acertamos uma visita do Sistema Estadual de Bibliotecas, através da Fundação Espaço Cultural, para uma capacitação na área de bibliotecas e enriquecimento do acervo. E, provavelmente, vamos incluir a biblioteca nos sistemas nacional e estadual de bibliotecas. Assim, ela poderá se beneficiar dos investimentos que acontecem nessa área”, explicou.

    A reunião contou ainda com a presença do presidente da Academia Paraibana de Letras (APL) e da Fundação Casa de José Américo (FCJA), Damião Ramos Cavalcanti.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here