Funesc lança livros de autores paraibanos premiados premiados

    0

    Os sete títulos contemplados no Prêmio Literário Augusto dos Anjos, promovido pela Funesc, foram lançados nessa sexta-feira (7), em sessão de autógrafos no Mezanino 2 do Espaço Cultural. O evento contou com as presenças dos autores premiados, do presidente da Funesc, Lau Siqueira e da vice, Lu Maia. Representando o Jornal A União, apoiador do projeto, o diretor Gilson Renato também prestigiou o lançamento.

    Este é o segundo concurso literário publicado pelas Edições Funesc desde sua retomada em 2012. Paulo Gracino, autor contemplado no gênero cordel com a obra “A história na visão de um pervertido sexual”, começou sua trajetória como escritor há poucos anos e pela primeira vez teve um trabalho publicado. “É uma satisfação ver a obra pronta e eu agradeço muito ao incentivo da Funesc através dos projetos. Fui contemplado neste prêmio e o estímulo me fez inscrever novo trabalho no prêmio literário 2014 e também fui contemplado”, comemora o escritor.

    Na categoria conto, são duas obras: “Cudegrude”, de Ailton Ramalho e “Os ratos amestrados fazem acrobacias ao amanhecer”, de Políbio Alves. No gênero cordel, outro contemplado foi “Cangacionário”, de Gil Hollanda. No gênero poesia, será lançado o texto “Mistrais”, de Anna Apolinário. A estreia da categoria quadrinhos traz os títulos: “Cantilena”, com texto original de Sérgio de Castro Pinto e ilustrações de John Monteiro, além de “Árvores”, de Val Fonseca.

    O concurso que selecionou as obras foi realizado com participação de autores nascidos ou radicados na Paraíba, rigor imposto para preservar o objetivo das Edições Funesc, que é o de incentivar a produção literária do estado e aproximá-la da população. Para alcançar essa meta, além de publicar as obras, exemplares dos livros são disponibilizados em bibliotecas e também levados às escolas municipais e estaduais. Parte do material é entregue aos autores.

    Ao todo, foram inscritos textos nos gêneros Poesia, Literatura Infantil, Conto, Romance, Cordel e Quadrinhos, com destaque para a estreia desses dois últimos para a edição 2013 do prêmio que, em sua versão anterior, em 2012, homenageou o escritor José Lins do Rego.

    “Com a publicação desses livros – entre outros que virão – a Funesc, por intermédio de sua coordenação de Literatura e Memória Cultural, cumpre uma fatia de suas obrigações a contribuições do estímulo à produção e disseminação da cultura paraibana, particularmente no que diz respeito à produção literária contemporânea”, disse o presidente da Funesc, Lau Siqueira, no texto de apresentação das obras.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here