Funesc inscreve para oficina de teatro “A música e a palavra no corpo do ator”

    0

    Trabalhar a percepção musical do ator e, ao mesmo tempo, explorar os ritmos que o corpo é capaz de produzir. Esses são alguns dos objetivos da oficina “A música e a palavra no corpo do ator”, que vai ser realizada pelo grupo Lavoura de Teatro no sábado (3/10) e domingo (4/10), em João Pessoa. As inscrições custam R$ 20 (taxa única) e os interessados podem garantir a vaga junto à Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural (DDAC) da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), no horário de 9h às 12h e das 14h às 17h30.

    A carga horária total é de oito horas e as aulas vão ser ministradas por Renata Simões e Michel Costa. A capacitação ainda conta com Herlon Rocha como monitor, das 14h às 18h, no auditório da Orquestra Sinfônica da Paraíba (anexo à Sala de Concertos Maestro José Siqueira). A oficina é para atores com idade a partir de 16 anos.

    Baseada no processo de criação do espetáculo “Bruta Flor”, onde a música é um dos elementos fundamentais, essa oficina está estruturada nas propostas musicais de Émile Jacques-Dalcroze. O autor entendia o corpo como um instrumento de mediação entre os sons e a mente, podendo ser qualquer fenômeno musical representado corporalmente.

    A atividade propõe realizar exercícios que levem a perceber e, em um segundo momento, sentir a música através do próprio corpo. Para Dalcroze, o ritmo é um elemento de unificação entre o corpo e a música. Esse aspecto também será investigado com a exploração dos ritmos naturais corpóreos e no desenvolvimento da percepção auditiva.

    Entre os objetivos da oficina estão o de iniciar um processo de percepção musical do ator; estimular a escuta do corpo; investigar a exploração dos ritmos corpóreos; colocar os participantes em contato com elementos estruturais da música: ritmo, timbre e metodologia. A ideia é trabalhar a energia corporal individualmente através de jogos teatrais e seguir com o mesmo processo de forma coletiva, bem como aplicar exercícios voltados à exploração dos ritmos corporais e da percepção auditiva. A turma vai ser dividida em grupos para preparação de um trabalho final cujo resultado será apresentado no encerramento da oficina.

     

    Serviço

    Inscrições para a oficina de teatro “A música e a palavra no corpo do ator”

    Ministrantes: Renata Simões e Michel Costa / Monitor: Herlon Rocha

    Local de inscrição: Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural (DDAC), rampa 1 do Espaço Cultural José Lins do Rego

    Preço: R$ 20

    Dias de aulas: 3 e 4 de outubro (sábado e domingo)

    Horário das aulas: 14h às 18h

    Carga horária total: 8 horas

    Informações: (83) 3211-6225

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here