Finalmente! UPA de Cruz das Armas é entregue pela PMJP

1

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, inaugurou, na manhã desta quarta-feira (28), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Augusto Almeida Filho, em Cruz das Armas. Com um investimento total de R$ 6,2 milhões, a unidade beneficiará aproximadamente 200 mil pessoas da Zona Oeste da Capital e vai ampliar e qualificar o atendimento de urgência e emergência da Rede Municipal de Saúde. De acordo com o prefeito, esta inauguração é uma demonstração do compromisso da gestão com a população e com a saúde na cidade.

“Estamos fechando o primeiro mandato com chave de ouro. Nós desapropriamos este terreno, construímos a UPA, equipamos e hoje estamos colocando para funcionar. É um compromisso com o povo que mais precisa, que utiliza do Sistema Único de Saúde na nossa Capital e é fruto do trabalho, de planejamento e de prioridade na saúde do nosso povo. Recebi João Pessoa com apenas uma UPA e já estamos na terceira. E em 2017 iniciamos mais uma UPA na cidade para melhorar o atendimento na área de urgência e emergência, trabalhando dentro de um padrão de extrema qualidade”, afirmou Luciano Cartaxo.

A UPA vai atender aproximadamente 250 pessoas diariamente em urgências clínica e pediátrica 24h, realizando exames laboratoriais e radiológicos. Uma equipe formada por médicos clínicos gerais e pediatras, enfermeiros, bioquímicos, farmacêuticos, assistentes sociais, técnicos em enfermagem e em radiologia, maqueiros, recepcionistas, auxiliares administrativos e serviços gerais foram treinados e já iniciaram os atendimentos.

Foram convocados 280 profissionais de nível médio e superior, que passaram por um processo seletivo simplificado, iniciado em junho deste ano. As equipes passaram por um treinamento nas outras duas UPAS (em Manaíra e no Valentina Figueiredo), tudo acompanhado por profissionais dos serviços de urgência e emergência. O trabalho será articulado com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), rede hospitalar e Unidades de Saúde da Família (USF).

O prefeito destacou os investimentos na saúde mesmo neste período de crise financeira em todo o país e afirmou que a população é a principal beneficiada. “Enquanto temos mais de 500 UPAs construídas em todo o país, mas que não foram entregues porque os prefeitos não têm condições de manter em funcionamento devido ao custeio mensal, nós assumimos o compromisso e estamos entregando a unidade pronta, toda equipada e com os profissionais preparados para já iniciar os atendimentos. É um ganho muito importante para a saúde do município e para a população desta região da cidade que terá um serviço especializado mais próximo e com grande capacidade de atendimento”, afirmou Luciano.

O vice-prefeito Manoel Júnior enfatizou que a UPA atenderá não somente a região polarizada pelo bairro de Cruz das Armas, mas também outros municípios da Região Metropolitana de João Pessoa. “Essa UPA é um equipamento extraordinário e João Pessoa e a área metropolitana ganham muito porque sabemos que esse equipamento não atende só Cruz das Armas, mas os bairros no entorno e é sem dúvida uma referência na média e alta complexidade para a Capital e outras cidades da região”, disse.

Já o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio destacou que a UPA contribui para a reorganização dos serviços de saúde e a melhoria do pronto-atendimento na cidade. “A UPA tem dois grandes significados, o primeiro é o do pronto-atendimento, de ocupar um vazio assistencial de pronto-atendimento nesta região de João Pessoa. O segundo significado é a reorganização do serviço, pois aqui tem classificação de risco e todo mundo que chegar vai ser atendido. Já temos a UPA Oceania e a UPA Célio Pires de Sá e temos outras duas para serem construídas nos Bancários e no Geisel.”, afirmou.

Estrutura – Com uma área de 2,5 mil metros quadrados, a UPA Augusto Almeida Filho contará com 14 leitos, sendo três de sala vermelha (para pacientes em estado grave), seis de sala amarela (cuidados intermediários), três de pediatria e dois de isolamento.

A estrutura ainda é composta por seis consultórios, sendo quatro para médicos clínicos e dois pediátricos; salas para classificação de risco, raio x, medicação e inalação; laboratório de análises clínicas, farmácia, central de material e esterilização, almoxarifado e uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

UPAs – Em agosto de 2014, foi inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento Célio Pires de Sá, no bairro Valentina Figueiredo. A população de João Pessoa conta ainda com a UPA Oceania, localizada em Manaíra.

A nova unidade está localizada na Avenida Cruz das Armas, s/n, esquina com a Rua Ladeira da Graça, no Bairro de Cruz das Armas.

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
WhatsApp: (83) 99373-4023
E-mail: [email protected]

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here