FHC diverge de ala tucana e dispara: PSDB precisa vencer PT nas urnas

    0

    O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou que a representação do seu partido, junto à Procuradoria Geral da República, que busca extinguir o PT não é o melhor caminho para o embate político.

    Em entrevista à Folha de S. Paulo, publicada nesta segunda-feira (25), FHC afirmou: “O PT representa parcelas da opinião brasileira e, como tal, melhor que continue ativo, que se livre das mazelas que o acometem e que o PSDB se prepare para vencer dele nas urnas”.

    FHC ressaltou a dificuldade de avanço no processo de impeachment no Congresso, mas voltou a afirmar que há base legal para o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT).

    “Em um Congresso cujos chefes principais estão sob suspeita judiciária e que, eventualmente tenham usado o impeachment como manobra de defesa de seus interesses e não por sua legitimidade intrínseca, ficou difícil separar alhos de bugalhos”, afirmou Fernando Henrique.

    “Engana-se a presidente ao imaginar que por estar convencida de que não se beneficiou de malfeitos está imune à ação de impeachment. Este abrange a responsabilidade político-administrativa, mesmo quando não se trata de ‘crime’ praticado pessoalmente”, complementou FHC.

    Saiba mais

    O PSDB protocolou na Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) no último dia, 20, uma representação para que seja investigado trecho de informações prestadas pelo ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró com pedido de uma ação de extinção do PT, isso caso sejam confirmados os fatos declarados pelo delator.

    O argumento dos tucanos é que o eventual recebimento de dinheiro do exterior para uso na campanha presidencial do PT de 2006, conforme apontado pelo ex-diretor de Internacional da estatal, é vedado pela Constituição e gera como consequência a perda do registro partidário

    . A eventual extinção do PT não gera a perda de mandato dos políticos eleitos pelo partido. Neste caso, os eleitos pela sigla teriam que se filiar a outra legenda, segundo os advogados do PSDB.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here