Fetran encerra ano na Paraíba com grande encontro no Cabo Branco

    0

    Aconteceu durante a manhã e tarde de ontem (29), o encontro de encerramento do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran) no auditório da Estação Cabo Branco, Ciência Cultura e Artes, em João Pessoa. O Fetran reuniu mais de 500 pessoas, entre policiais rodoviários federais, estudantes, educadores e vários convidados.

    O Fetran utiliza as atividades pedagógicas do cotidiano escolar e inclui transversalmente a temática “Trânsito” na vida dos estudantes e tem o slogan “Transformando atitudes para salvar vidas”. O festival objetiva conscientizar crianças, adolescentes e toda comunidade escolar da responsabilidade de todos na segurança do trânsito. Neste ano o projeto envolveu 15 escolas das cidades de João Pessoa e Sousa, na Paraíba, totalizando mais de 6 mil alunos participantes.

    A temática “trânsito” entra em todas as disciplinas do currículo escolar de diversas formas, de acordo com a criatividade dos professores, isto é, não existe uma disciplina específica sobre trânsito, mas sim, a inserção de uma temática ampla nos campos das matérias escolares; levando, principalmente, questões do dia a dia para dentro da rotina do estudante. Na oportunidade, os alunos manifestaram todo o aprendizado absorvido ao longo do ano com apresentações de música, teatro, dança, poesia e cordel; todas relacionadas à temática do trânsito.

    O evento contou com as presenças do superintendente regional da PRF na Paraíba, inspetor Jefferson Costa, do comandante do Batalhão de Trânsito da PMPB (BPTran), tenente coronel Almeida Martins, do professor de trânsito Samuel Correia de Aragão, da secretária-adjunta de educação da Prefeitura de João Pessoa, Edilma Ferreira da Costa , além de PRFs de outros estados, professores e cerca de 500 alunos participantes.

    O PRF, pedagogo, educador de trânsito e responsável pela implantação do Fetran na Paraíba, Cledson Ferreira, falou sobre a importância do projeto. “Para atingirmos um estágio de trânsito civilizado, na mais profunda concepção da palavra, deveremos contar, necessariamente, com a pureza e o sonho transformador e edificante das crianças; por isso o trânsito do futuro começa com elas”, declarou o policial. O encontro teve como principal objetivo a Culminância Geral do Projeto, que é um princípio pedagógico, como explica Cledson. “Culminância, significa a contemplação de um projeto pedagógico, momento em que a comunidade escolar se reuni para festejar o projeto, apresentar resultados e participar com a comunidade”, finalizou o PRF.

    O próximo passo da Polícia Rodoviária Federal será expandir o Fetran para outros municípios, em uma visão local. Mas o maior desafio é a implantação do projeto em todos os estados brasileiros. Atualmente o Fetran já atinge quatro deles.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here