Festival Mundo completa ’10 anos de guerrilha’ e anuncia edição em 2015 em JP

    0

    Completando 10 anos de produção e ativismo cultural realizados através de muita guerrilha, onde a resistência e as forças colaborativas se unem para que as ideias se concretizem, o Festival Mundo 2015 ocupa o Centro Histórico de João Pessoa e convida todos a fazer o mesmo. De 01 a 08 de novembro, a Praça Anthenor Navarro e diversos outros espaços que compõem o Arranjo Criativo do Varadouro Cultural receberão uma programação intensa envolvendo música, artes visuais, teatro, cinema, cultura digital, economia criativa e atividades de formação.

    O Mundo é um festival de artes integradas e cultura independente, realizado na cidade de João Pessoa desde 2005. Tendo a música como fio condutor e a cultura digital em seu DNA, o Festival Mundo cumpriu nos últimos 10 anos um importante papel de desenvolvimento de diversas atividades voltadas aos profissionais da área, como feiras, oficinas, palestras e encontros, trazendo ao longo dos anos novas perspectivas para o cenário cultural independente paraibano e estabelecendo parâmetros para a produção local.

    Ao mesmo tempo, o evento levou ao público mostras artísticas com atrações novas e emergentes no cenário da música e outras linguagens artísticas, contabilizando nas últimas 9 edições mais de 150 atrações locais e cerca de 90 atrações nacionais. O projeto também proporcionou o encontro com diversas figuras relevantes para o pensamento contemporâneo através das oficinas, debates e vivências em parceria com a Universidade das Culturas.

    Para este ano, o Mundo será realizado de forma ainda mais independente e colaborativa, ocupando um espaço simbólico da história cultural da cidade, aderindo à campanha #VivaOCentro do projeto Varadouro Cultural, que é um dos parceiros do Festival.

    Além de confirmar data e local, o Festival apresenta também sua nova identidade visual idealizada pela Tampa Studio e que traz como conceito “o ressurgimento do festival mundo no centro historico como um gigante, abraçando o que foi o berço do festival mundo, uma volta às origens, porém maior e mais forte”, explica o designer Diogo Galvão.

    O Festival Mundo faz parte da Rede Brasil de Festivais Independentes e é realizado pelo Coletivo Mundo – ponto de articulação do Circuito Fora do Eixo na Paraíba, além de fazer parte do calendário turístico e cultural de João Pessoa, através da Lei Nº 11.857/2010. Para sua 10ª edição, o Festival Mundo possui apoio do FMC – Fundo Municipal de Cultura – através da FUNJOPE e Prefeitura de João Pessoa, porém o edital cobre apenas ¼ do orçamento e a organização anuncia lançar em breve um projeto de financiamento colaborativo para arrecadar parte dos recursos necessários.

    Ainda este mês a organização promete anunciar as primeiras atrações e iniciar a venda de ingressos, como também lançará o chamamento público para envio de ideias e inscrições na programação do festival. Por enquanto, o público pode conectar-se às redes sociais e acompanhar todas as novidades.

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here