Festival de Música Clássica reúne grandes nomes nacionais e internacionais nesta sexta

Mais quatro concertos movimentam a programação do 5º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa nesta sexta-feira (1). A programação contará com artistas brasileiros, holandeses, ucranianos, israelenses, entre outros. Além disso, dois masterclasses serão executados. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ministério da Cultura.

A programação começa no Hotel Globo, às 10h. Na ocasião, será realizada a masterclass de violino, ministrada pelo violinista israelense Asi Matathias. Asi começou a tocar violino aos seis anos de idade. Em Israel, ele estudou com Chaim Taub e tornou-se o estudante mais jovem a se matricular na Universität für Musik und Darstellende Kunst, em Viena. Desde então, Matathias atuou como solista em inúmeras orquestras mundo afora, com regentes como Leon Botstein, Frederic Chaslin, Eduard Topchjan, entre outros.

No mesmo horário, no Hotel Globo, acontece a masterclass de violoncelo, ministrado por Marcus Ribeiro. O violoncelista brasileiro frequentou, a convite de Antônio Menezes, a seleta classe do renomado artista na Academia de Música na Basileia (Suíça), onde obteve o título de Mestre. Atualmente é violoncelista da Orquestra Sinfônica Nacional e convidado com frequência a participar de várias orquestras brasileiras.

Concertos – No turno da tarde, às 14h30, no Mosteiro de São Bento, o concerto será realizado pelos intérpretes Lucie Horsch (flauta doce), Dimiter Tchernookov (violino), Alberto Johnson (violino), Ásdís Valdimarsdóttir (viola) e Tomasz Daroch (violoncelo). No programa, compositores como Debussy e Samartini engradecem a apresentação.

Já às 16h, o segundo concerto do dia acontece na Primeira Igreja Batista, também no Centro da Capital. No palco, se apresenta o grupo DuAs, formado pela dupla Josélia Vieira (violoncelo) e Cristina Rodrigues (piano). O programa é composto por músicas de David Popper, Pergolesi, H. Villa-Lobos, entre outras.

Às 18h, na Igreja do Carmo, Ana de Oliveira (violino), Dhian Toffolo (viola) e Marcus Ribeiro (violoncelo) serão a atração do início da noite. No programa, Mozart, Radamés Gnattali e Beethoven serão executados.

Encerrando a programação do dia, às 20h, na Igreja São Francisco, os intérpretes Tosca Opdam (violino), Masha Iakovleva (violino), Vilém Kijonka (viola), Ketevan Roinishvili (violoncelo) e Victor Stanislavsky (piano). 

Festival – O evento terá o total de 23 concertos nas igrejas do Centro (Igreja de São Francisco, do Carmo, da Misericórdia, Mosteiro de São Bento e na Primeira Igreja Batista) e 14 masterclasses (flauta doce, violino, viola, violoncelo e piano). O encerramento acontece no dia 2 de dezembro, com concerto da OSMJP, no Parque da Lagoa.

Informações – Todas as informações relativas ao Festival Internacional de Música Clássica como data, horário e local das apresentações, além da biografia dos artistas e programas que serão executados estão disponíveis no site www.musicaclassica.joaopessoa.pb.gov.br.