Festival seleciona 11 grupos de teatro da PB para encenar em quatro estados

    0

    Pela primeira vez, o teatro paraibano é objeto de circulação do 17º Festival do Teatro Brasileiro (FTB), realizado pelo Ministério da Cultura (MinC). Ao todo, 11 grupos locais foram selecionados e encenarão 12 espetáculos em cidades do Pará, Ceará, Alagoas e Espírito Santo. Dois teatrólogos paraibanos – Paulo Vieira e Aluízio Guimarães – também estão entre os responsáveis por ministrar no evento o Ciclo de Dramaturgos. O festival itinerante tem o apoio do Governo da Paraíba e contará ainda com apresentações do cantor Chico César.

    Ao todo, o FTB recebeu 57 inscrições de grupos paraibanos. Os selecionados estarão, em agosto, nas cidades paraenses de Belém e Marabá. Depois, eles seguem para mostrar seu trabalho em Fortaleza e Crato, ambas cidades do Ceará. Receberão ainda a visita do teatro produzido na Paraíba a capital alagoana (Maceió) e a cidade capixaba de Linhares (ES).

    A seleção dos grupos e espetáculos foi feita pelos curadores. Esse grupo é formado pelo idealizador e coordenador do Festival do Teatro Brasileiro, Sergio Bacelar, e o jornalista com especialização em Crítica de Arte pela UFBA, Guilherme Filho. A curadoria teve ainda a colaboração de produtores do FTB nos estados onde os espetáculos serão apresentados, como Paulo Victor Feitosa (gestor cultural em Fortaleza); Cristina Costa (produtora em Belém); e Adriana Manolio (produtora em Maceió).

    Paralelamente às apresentações teatrais, o FTB realiza nos estados visitados as residências artísticas, oficinas de qualificação profissional e Ciclo de Dramaturgos. Participarão das residências os grupos paraibanos Cia Oxente, Companhia Galharufas e Coletivo Alfenim. Como ministrantes do ciclo foram convocados os dramaturgos paraibanos Paulo Vieira e Aluízio Guimarães.

     

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here