Feiras livres são retratadas em livro que será lançado hoje

    0

    Thiago Nóbrega e Jonas Andrade são dois fotógrafos apaixonados pela arte que se forma nas feiras livres e que vem mudando com o passar do tempo, às vezes até sumindo. Com o objetivo de imortalizar aspectos importantes dessa cultura, a dupla percorreu mais de três mil quilômetros pela Paraíba para retratar os costumes e interações sociais de 17 feiras em oito cidades do Estado. O resultado do trabalho, patrocinado pelo FIC Augusto dos Anjos, está no livro Do Sertão ao Litoral: As Encantadoras Feiras Livres da Paraíba, que será lançado nesta sexta-feira (12), às 17h30, no Museu de Artes Assis Chateaubriand, em Campina Grande.

    A obra reúne 140, das quatro mil fotos que a dupla produziu nessa jornada. As imagens mostram como a feira mudou ao longo do tempo. De acordo com Thiago Nóbrega, parte da motivação do trabalho surgiu do ensaio que outro fotógrafo, Roberto Coura, fez na feira de Campina Grande nos anos 80.

    “A ideia era complementar o trabalho de Roberto Coura, mostrar como a feira evoluiu ao longo do tempo”, comenta Thiago, que ilustra: “Antigamente nos íamos à feira e tinha lá o balaieiro e hoje não tem mais, tem o carroceiro”.

    “Nossa vontade era fazer um trabalho que service de memória cultural para as futuras gerações”, sintetiza o fotógrafo. No site www.nasfeiras.com é possível ver todas as informações sobre o projeto.

    Colaboração Jornal da Paraíba

    Comente

    Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
    Facebook, Twitter e Youtube.

    Interaja com o Paraíba Já:
    WhatsApp: (83) 99373-4023
    E-mail: [email protected]